A visita do Benfica a Guimarães marca o início de um ciclo muito importante para as “águias” na corrida ao título, numa fase em que lideram com cinco pontos de vantagem e com o jogo frente ao FC Porto no horizonte.

Antes de receber os “dragões” na Luz (2 de março), o Benfica é duplamente colocado à prova em dois jogos fora: na segunda-feira em Guimarães, na 19.ª jornada, e a seguir com a Académica, a 25 de fevereiro no Estádio Cidade de Coimbra.

São dois testes de risco para a equipa de Jorge Jesus, que em 18 jornadas apenas consentiu a perda de seis pontos, traduzidos em três empates e todos fora, com o Gil Vicente, e os “candidatos” FC Porto e Sporting de Braga.

Para a deslocação a Guimarães, onde os “encarnados” já venceram este ano para a Taça da Liga (4-1), a pior notícia é a lesão do avançado espanhol Rodrigo, um jogador que tem sido cada vez mais decisivo (com golos) e que saiu lesionado do jogo frente ao Zenit, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

O treinador Jorge Jesus já veio dizer que não sabe por quanto tempo não pode contar com o jogador e afastou desde logo a ideia de o ter apto para a próxima jornada, admitindo até um cenário mais complicado, embora o avançado seja hoje reavaliado.

Sem margem para perder pontos está o FC Porto, que pretende chegar à Luz ainda na luta pela revalidação do título, e que nesta jornada tem domingo uma visita teoricamente acessível ao Vitória de Setúbal (15.º), equipa na zona de descida.

Os “sadinos” farão a estreia do técnico José Mota, que entrou para o lugar de Bruno Ribeiro, e num momento em que a equipa já vai em 11 jornadas sem vencer, tendo celebrado pela última vez ainda em setembro, quando derrotou em casa o Rio Ave.

Quem se estreia para a Liga será também Ricardo Sá Pinto, ao serviço do Sporting e após os “leões” terem despedido Domingos Paciência, num momento em que a equipa de Alvalade está já a 16 pontos da frente.

Nas últimas seis jornadas o Sporting, que recebe no domingo o Paços de Ferreira (12.º classificado) teve apenas uma vitória (2-0 com o Beira-Mar em Alvalade à 17.ª jornada), agudizando um cenário de crise de resultados.

Com o Paços de Ferreira, Sá Pinto poderá ter o teste ideal para fazer a equipa regressar aos triunfos, num momento em que é quarto classificado, com os mesmos 32 pontos do Marítimo – que visita sexta-feira o Rio Ave -, e a oito do Sporting de Braga (3.º).

Os bracarenses, a três pontos do segundo lugar e vindos de uma derrota em casa para a Liga Europa, com o Besiktas, têm um jogo de elevado risco, com uma visita no sábado ao “sensacional” Gil Vicente, que em Barcelos “empatou” o Benfica (1-1) e venceu o FC Porto (3-1).

No domingo disputam-se outros jogos que podem implicar trocas na classificação, com a União de Leiria (16.ª e última) a receber o Beira-Mar (13.º), em fase descendente (não vence há cinco jornadas) a poder cair na zona de descida.

Em confronto estarão também o Nacional (10.º, 19 pontos) e a Académica (9.ª, 20), com os insulares a terem a possibilidade de ultrapassarem os “estudantes”, que também não vencem há seis jornadas.

Igualmente a precisar de vitórias está o Feirense (14.º, 15 pontos), muito perto da zona de descida e sem vencer desde a 13.ª ronda), que defronta em Santa Maria da Feira o Olhanense (8.º classificado).

Programa da 19.ª jornada:

sexta-feira, 17 fev:
Rio Ave – Marítimo, 20:15 (SportTV1).

sábado, 18 fev:
Gil Vicente – Sporting Braga, 20:15 (SportTV1).

domingo, 19 fev:
União Leiria – Beira-mar, 16:00.
Nacional – Académica, 16:00.
Feirense – Olhanense, 16:00.
Vitória Setúbal – FC Porto, 18:15 (TVI).
Sporting – Paços de Ferreira, 20:15 (SportTV1).

Segunda-feira, 20 fev:
Vitória Guimarães – Benfica, 20:15 (SportTV1).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.