Em declarações à Agência Lusa, Fernando Gomes, que presidiu à gala comemorativa do 78.º aniversário do Sertanense FC, disse que o momento e o local não eram os «apropriados» para abordar uma questão que já motivou reparos por parte dos treinadores do FC Porto, Benfica e do próprio selecionador nacional, Paulo Bento.

A equipa das "quinas" jogará na Polónia contra a seleção local a 29 de fevereiro, em jogo de preparação, dois dias antes do Benfica-FC Porto, no Estádio da Luz, antecipado para 02 de março devido aos compromissos europeus dos "encarnados".

«Todas as questões que não sejam no sentido de enaltecer o trabalho desenvolvido neste clube amador e por estes dirigentes é desviar as atenções do esforço desenvolvido, de forma abnegada e com muitos sacrifícios para manter o futebol numa região do interior, como é a Sertã, e onde tudo é mais difícil», disse à Lusa Fernando Gomes.

Segundo acrescentou o presidente da FPF, a sua visita à Sertã é um «sinal» de que a sua candidatura não era exclusiva do futebol profissional, tendo defendido a sua presença «ou de outros dirigentes» em momentos similares, como forma de «manifestar apoio a quem, com muitas dificuldades, mantém o futebol no interior» do país.

«Não vai ser possível estarmos em todas as galas ou em todos os aniversários, mas, na medida do possível, tendo em conta a nossa disponibilidade e desde que a agenda o permita, entendemos importante manifestar o nosso apoio, com a nossa presença», reforçou.

Paulo Bento criticou a Liga por marcar o Benfica-FC Porto, da 21.ª jornada, para apenas dois dias depois do jogo particular entre Portugal e Polónia.

«O jogo com a Polónia já está marcado há muito tempo pelo calendário FIFA, pelo que quem marcou esse jogo para essa data é que tem responsabilidade. A FPF não tem nenhuma», afirmou, à margem de uma palestra em que participou na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.

Questionado pela Lusa, o presidente da FPF não se quis hoje pronunciar sobre esta matéria.

O Sertanense conta com cerca de 600 associados e milita na segunda divisão nacional há três épocas consecutivas.