O Benfica sofreu um “emagrecimento” na liderança da liga portuguesa de futebol com a primeira derrota na liga portuguesa de futebol, em Guimarães (1-0), que deixou os “encarnados” com apenas dois pontos sobre o FC Porto.

Um golo solitário de Toscano, a oito minutos do intervalo, chegou para o Vitória de Guimarães alcançar o terceiro triunfo consecutivo, o quinto nos últimos seis jogos, e cimentar a sexta posição na tabela, a seis pontos do quinto, o Marítimo.

Cinco dias depois do desaire em São Petersburgo, frente ao Zenit (3-2), na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Benfica sofreu a segunda derrota consecutiva, deixando os atuais campeões “à vista”.

No domingo, o FC Porto tinha batido, no Bonfim, o Vitória de Setúbal, por 3-1, na estreia de José Mota no comando técnico dos sadinos, descolando do Sporting de Braga, que no sábado tinha ganho no terreno do Gil Vicente por 3-0.

Os campeões nacionais marcaram pelo austríaco Marc Janko, aos três minutos, que fez o seu terceiro golo em três jogos, Fernando, aos 25, e Varela, aos 79. Meyong fez o golo dos sadinos, aos 76.

Em Alvalade, na estreia de Sá Pinto como treinador do Sporting nas provas internas, os “leões” valeram-se de um autogolo de Ricardo, aos 36 minutos, para baterem o Paços de Ferreira (1-0), voltando a igualar o Marítimo, que se tinha isolado provisoriamente no quarto posto quando bateu sexta-feira o Rio Ave (3-1), na abertura da ronda.