Joaquim Evangelista frisou a importância da iniciativa, sobretudo num momento em que o tema ganhou nova mediatização face aos alegados insultos racistas na eliminatória entre Manchester City e FC Porto. 

«O racismo não é um fenómeno típico da sociedade portuguesa no que ao futebol diz respeito. Esses fenómenos são a exceção no desporto em Portugal. Não quer dizer que ocasionalmente não aconteçam casos desses, mas generalizar através desse ato é errado», disse Evangelista, na conferência de imprensa realizada numa unidade hoteleira lisboeta.

O líder do Sindicato saiu ainda em defesa dos adeptos portistas. «É injusto associar os adeptos do Porto a este tema, sem prejuízo de que isso possa ocorrer pontualmente. Os adeptos portugueses, incluindo os do FC Porto, não são um mau exemplo neste ponto», frisou.

Abel Xavier foi o ex-jogador eleito para ser o embaixador desta iniciativa, que já vai na sua nona edição. O antigo internacional português confessou ter sido pontualmente vítima de racismo na sua carreira e vincou a importância de passar uma mensagem de tolerância. 

«Entre raças diferentes devemos lutar para ser solidários. É um apelo que fazemos para que se juntem a nós e que nas diferenças possamos estar juntos», declarou.

O Sindicato de Jogadores vai organizar uma série de eventos na próxima semana sobre este tema e prevê estar presente nos estádios para ações de sensibilização na 20ª jornada da Liga.