O antigo presidente da mesa da Assembleia-Geral (AG) do Vitória de Guimarães Pedro Xavier disse hoje à Agência Lusa que se conseguir reunir uma "almofada" financeira para os próximos meses será candidato à presidência do clube.

«Ainda está tudo em aberto. Tenho tido várias reuniões nos últimos dias e estou a tentar reunir todas as condições no sentido de avançar com uma candidatura. Sabemos que a situação é muito difícil, que teremos que fazer trapézio, mas queremos fazer trapézio com rede», disse.

Pedro Xavier, que exerceu funções executivas nos mandatos de Pimenta Machado e foi presidente da mesa da AG na primeira direção de Macedo da Silva, está a tentar reunir «uma `almofada' [financeira] para o período entre abril e julho», meses em que o clube vai precisar de uma injeção de cerca de cinco milhões de euros para as necessidades imediatas de tesouraria.

«Se conseguir, avanço», garantiu à Lusa.

O sócio vitoriano deixou ainda críticas à apresentação «antes do tempo» da candidatura de Júlio Mendes.

«Não conheço nenhum caso em que se apresenta publicamente uma candidatura antes de a entregar ao presidente da mesa da AG. E se não conseguirem as 300 assinaturas necessárias? Seria ridículo», notou.

Pedro Xavier manifestou-se ainda «totalmente contra» a constituição de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) «nos moldes em que hoje foi apresentada» por Júlio Mendes, porque «entrega a maioria a investidores externos».

«Não sou contra a criação de uma SAD, desde que a maioria fique nas mãos dos sócios», frisou.

Instado sobre se, no caso de ser um dos candidatos, será partidário da criação de uma SAD, Pedro Xavier preferiu não comprometer-se e deixar a situação em aberto.

O prazo para apresentação das candidaturas termina a 1 de março (quinta-feira), às 18h00, mas Pedro Xavier quer decidir até segunda-feira (27 de fevereiro) se avança ou não, até para começar o processo de recolha de assinaturas.

As eleições estão marcadas para 31 de março e, além de Júlio Mendes, também Pinto Brasil, candidato derrotado nas últimas eleições, já apresentou a sua candidatura.