O colombiano James Rodriguez é o único jogador em risco de falhar o Benfica-FC Porto, embora as seleções roubem outros 18 jogadores aos dois clubes na semana do “clássico” da 21.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

O extremo dos “dragões”, melhor marcador do FC Porto na Liga, é o único jogador a representar a sua seleção fora do continente europeu, jogando pela Colômbia frente ao México, em Miami, nos Estados Unidos, na noite de quarta-feira, menos de 48 horas antes do jogo da Luz.

O Benfica também podia ter um problema idêntico, mas o avançado Óscar Cardozo, melhor marcador da Liga, não foi convocado para a partida do Paraguai com o Panamá.

Para os diversos jogos das seleções, o Benfica dá 10 jogadores – apenas cinco utilizados com regularidade -, mais um do que o FC Porto, que, contudo, “perde” mais habituais escolhas de Vítor Pereira.

O uruguaio Maxi Pereira, o brasileiro Luisão, o argentino Garay, o belga Witsel e o espanhol Rodrigo (seleção olímpica) serão, em teoria, são os jogadores que mais vão fazer ao treinador Jorge Jesus na preparação da receção ao FC Porto, enquanto os portugueses Eduardo, Nelson Oliveira (seleção AA), André Almeida, Luís Martins e Mika (sub-21) são jogadores pouco ou nada utilizados.

No FC Porto, além de James, o brasileiro Hulk, os portugueses João Moutinho, Rolando e Varela e o austríaco Janko têm sido habituais escolhas para o “onze”, além do belga Defour e do uruguaio Cristian Rodriguez, muitas vezes suplentes utilizados.

O brasileiro Alex Sandro, chamado apenas para suprir ausências de Álvaro Pereira, também estará ao serviço da sua seleção, enquanto o lateral uruguaio não foi chamado por estar castigado.

Além de Álvaro Pereira, no FC Porto também não foram convocados o angolano Djalma e o romeno Sapunaru, enquanto o francês Mangala foi dispensado da seleção francesa de sub-21 devido a lesão.

No Benfica, Cardozo e o argentino Gaitan não foram chamados.

Os três internacionais “canarinhos” deverão chegar mais cedo aos respetivos clubes, porque o Brasil defronta a Bósnia-Herzegovina a 28, assim como as seleções sub-21 de Portugal e a olímpica de Espanha.

- Lista de jogadores convocados:

BENFICA:

Maxi Pereira (Uruguai)

Luisão (Brasil)

Garay (Argentina)

Witsel (Bélgica)

Rodrigo (Espanha olímpica)

Eduardo (Portugal)

Nelson Oliveira (Portugal)

André Almeida (Portugal sub-21)

Luís Martins (Portugal sub-21)

Mika (Portugal sub-21)

FC PORTO:

Cristian Rodriguez (Uruguai)

Alex Sandro (Brasil)

Hulk (Brasil)

James (Colômbia)

Janko (Áustria)

Defour (Bélgica)

João Moutinho (Portugal)

Rolando (Portugal)

Varela (Portugal)