O Benfica empatou, este sábado, com a Académica a zero, em jogo da 20.ª jornada do campeonato português, disputado no Estádio Cidade de Coimbra, e onde o guarda-redes dos Estudantes, o francês Peiser, foi a figura do encontro.

A equipa encarnada tem provisoriamente três pontos de vantagem sobre o FC Porto, segundo classificado, e poderá ser alcançado pelos azuis e brancos caso estes vençam amanhã o Feirense.

O Benfica vinha de duas derrotas consecutivas, com o Zenit para a Liga dos Campeões e Vitória de Guimarães para o campeonato português, e esta última custou-lhe a aproximação do FC Porto ao primeiro lugar, estando, antes do jogo a dois pontos dos encarnados.

Com Javi no banco de suplentes e Rodrigo de fora das opções de Jorge Jesus, o Benfica entrou bem no encontro da 20.ª jornada, tendo sido a equipa mais perigosa no primeiro tempo, privilegiando a posse de bola.

O grande protagonista do encontro foi o guarda-redes dos Estudantes que, por duas vezes, evitou que o Benfica inaugurasse o marcador na primeira parte. Primeiro lance de grande perigo foi aos 17 minutos, num bom entendimento entre Maxi Pereia e Witsel, com Aimar a cabecear em direção à baliza, mas Peiser estava lá. Aos 33 minutos, Matic rematou e o guardião francês voltou a defender, mas desta vez por instinto.

Ao intervalo, as estatísticas mostravam 67% de posse de bola para a formação de Lisboa e 33% para a equipa da casa.

Nélson Oliveira entrou na segunda parte e, na primeira vez que tocou na bola, rematou com muito perigo em direção à baliza dos Estudantes. O avançado português, convocado, ontem, para o particular de Portugal com a Polónia, entrou para o lugar de Matic.

Por volta do minuto 59, o guarda-redes da Académica continuou a negar os golos ao Benfica mas neste lance a formação lisboeta pediu grande penalidade, primeiro por mão do jogador dos Estudantes e depois por falta sobre Aimar.

Perante uma Académica mais defensiva na segunda parte, Jorge Jesus sabia que não podia perder pontos em Coimbra, para evitar a ultrapassagem do FC Porto,  e colocou em campo Nolito e Yannick Djaló. Mas nada conseguiram fazer.

Benfica sai de Coimbra apenas com um ponto e poderá ver o FC Porto alcançar o primeiro lugar em caso de vitória sobre o Feirense, num desafio que se disputa este domingo no Estádio do Dragão.