O FC Porto venceu, este domingo, o Feirense por 2-0, com golos de Maicon (68') e James (72'), em jogo da 20.ª jornada da I Liga, disputado no Estádio do Dragão.

Depois do empate sem golos do então líder Benfica em casa da Académica, o FC Porto tinha neste encontro uma oportunidade de ouro para se colar aos encarnados na liderança do campeonato português. Algo que se começou a desenhar por volta dos 68 minutos com o primeiro golo do FC Porto contra um Feirense reduzido a 10 jogadores.

Depois de terem ficado de fora do jogo europeu com o Manchester City, que ditou o afastamento do FC Porto da Liga Europa, Janko e Alvaro Pereira regressaram ao onze portista.

O FC Porto foi a equipa mais insistente da primeira parte. Contudo, insistência ainda não é sinónimo de qualidade nem eficácia. Como sempre, os Dragões privilegiaram a posse de bola e atitude ofensiva mas na altura de passar ou cruzar a formação de Santa Maria da Feira foi aproveitando a previsibilidade portista para roubar a bola e avançar com o contra-ataque.

À medida que os erros aconteciam, os jogadores do FC Porto não aprendiam e insistiam no mesmo sistema tático.

Vítor Pereira mexeu na equipa logo aos 29 minutos, fazendo sair o lesionado Silvestre Varela e colocando o esperado "bombeiro de serviço", o colombiano James Rodríguez, que viria a marcar o segundo tento portista.

O FC Porto foi para o balneário, sem conseguir marcar, depois uma primeira parte fraca por parte das duas equipas. Valeram as boas intervenções do guardião Paulo Lopes, do Feirense, que se prolongariam ao longo da segunda parte.

No segundo tempo, Vítor Pereira percebeu que tinha de ir à procura do golo e por isso substituiu o defesa Sapunaru pelo avançado Djalma.

Minutos antes, o FC Porto, ou melhor Hulk, falhou uma grande penalidade depois de o árbitro ter visto o capitão Luciano derrubar o avançado brasileiro aos 57 minutos. Na conversão, Paulo Lopes defendeu o remate do Incrível.

Com o Feirense reduzido a 10 jogadores, o FC Porto começou, a partir dos 68 minutos, a desenhar a vitória portista com o primeiro golo de Maicon. Quatro minutos mais tarde foi a vez de James marcar.

FC Porto aproveita da melhor forma o deslize do Benfica em Coimbra e as duas equipas abrirão, na sexta-feira, a 21.ª jornada em pé de igualdade, com os mesmos 49 pontos. Não esquecer que o Braga, que só joga amanhã com o Vitória de Guimarães, pode ficar a três pontos do primeiro lugar em caso de vitória.