O treinador Jorge Jesus soma apenas três vitórias, e só uma como anfitrião, no histórico com o FC Porto, em vésperas do 27.º confronto, sexta-feira, para a 21.ª jornada da Liga de futebol.

Em 22 anos de carreira como treinador – começou no Amora, em 1989 –, Jorge Jesus defrontou o FC Porto em 26 ocasiões, divididas por nove clubes, somando 17 derrotas, seis empates e apenas três triunfos, todos ao serviço do Benfica.

Até chegar à Luz, em 2009, o melhor que o atual técnico dos “encarnados” havia conseguido frente aos “azuis e brancos” eram cinco empates, por Felgueiras (1995/96), Estrela da Amadora (1998/99), Moreirense (2004/05), Belenenses (2007/08) e Sporting de Braga (2008/09).

Ao serviço das “águias”, o técnico disputou nove encontros, em que averbou cinco derrotas, três vitórias e um empate, este alcançado precisamente no jogo da primeira volta, no Estádio do Dragão (2-2).

O primeiro triunfo de Jesus surgiu na Liga 2009/10, quando o Benfica recebeu e venceu os “dragões” por 1-0, com um golo de Saviola, para, três meses depois, voltar a derrotar o FC Porto, na final da Taça da Liga (3-0), disputada no Algarve.

A terceira e última vitória - única na casa dos “dragões” - aconteceu há cerca de um ano, com um triunfo por 2-0, no encontro da primeira das meias finais da Taça de Portugal da temporada passada.

Apesar da vitória, a eliminatória acabaria por pender para o lado “azul e branco”, já que, dois meses depois, o FC Porto triunfou por 3-1 na partida da segunda “mão”, realizada no Estádio da Luz, e que lhe daria acesso à final do Jamor, onde goleou o Vitória de Guimarães (6-2).

No entanto, antes desse encontro, já o registo caseiro de Jorge Jesus frente aos portistas tinha sofrido novo golpe, com a derrota por 2-1 na Luz, que deu o 25.º título à formação nortenha.

Dos 11 encontros realizados no seu reduto, Jorge Jesus conheceu o sabor da derrota em sete ocasiões, a primeira das quais em janeiro de 2000, quando orientava o Estrela da Amadora e perdeu por 2-0 na Reboleira.

FC Porto e Benfica jogam sexta-feira, no Estádio da Luz, a partir das 20h15, o encontro relativo à 21.ª jornada da Liga portuguesa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.