Benfica e FC Porto defrontam-se para o campeonato em busca de definir posições no campeonato. As camisolas hoje envergam outros nomes, mas houve jogadores que outrora decidiram clássicos e que hoje fazem carreira como treinadores.

O FC Porto leva vantagem nesta matéria: nomes como o de Domingos, Pedro Emanuel, Sérgio Conceição, Fernando Couto e Octávio Machado, passaram pelo relvado do clube da Invicta e seguiram depois para a carreira de treinador.

De entre estes, Domingos é aquele que já chegou mais alto, precisamente contra o seu FC Porto. A época passada, o ex-avançado do FC Porto levou o Sporting de Braga à final da Liga Europa, mas não conseguiu levantar o troféu. Já este ano, rumou ao Sporting, mas acabou despedido e especula-se mesmo se a próxima cadeira pode ser a de sonho, no Dragão.

Pedro Emanuel, Fernando Couto e Sérgio Conceição dão os primeiros passos na carreira de treinador principal, e Octávio Machado até já colocou um ponto final nessa fase da sua carreira, depois de ter passado pelo comando técnico dos dragões.

Do lado do Benfica, esta tendência de ex-jogadores do clube virarem treinadores é menos evidente. Um dos atletas que passou pelo clube e que hoje faz carreira no banco é Paulo Bento, embora o atual selecionador também tenha vários anos como jogador no Sporting.

Humberto Coelho, esse sim, uma referência dos encarnados, chegou a passar pelo comando da seleção nacional, numa das suas fases mais brilhantes, mas hoje está ligado à FPF e optou pelo dirigismo.

Toni alcançou os seus maiores feitos como treinador ao serviço do clube onde se notabilizou como jogador, sagrando o Benfica campeão nacional, mas desde então tem estado afastado de grandes feitos e também ele aparece hoje mais ligado ao dirigismo.

Aliás, essa opção parece mesmo ser uma estratégia mais vincada aos que passaram pela Luz como jogadores: Rui Costa é diretor do Benfica e João Vieira Pinto ocupa também cargo na direção da Federação Portuguesa de Futebol.