A candidatura de Pinto Brasil à presidência do Vitória de Guimarães foi hoje formalizada e lançou críticas à lista liderada por Júlio Mendes, colocando em causa a viabilidade da criação de uma sociedade anónima desportiva (SAD).

Por razões de ordem profissional, Pinto Brasil não esteve presente na entrega da candidatura (subscrita por 618 associados, mais do dobro dos 300 exigidos) ao presidente da mesa da Assembleia-Geral, João Cardoso, explicou Dias Pereira, candidato a esse cargo na lista do empresário vimaranense.

O porta-voz da comitiva frisou que a candidatura de Pinto Brasil «é a única que é alternativa à atual direção», notando que Júlio Mendes fez parte da direção de Macedo da Silva durante cerca de um ano e meio, tendo pedido a demissão em agosto de 2011.

Esperando uma campanha na qual o «mote será o respeito pelos sócios», lembrou que a outra grande diferença é que Pinto Brasil não defende a criação de uma SAD, mas sim de uma sociedade desportiva unipessoal por quotas (SDUQ).

«Todos os candidatos devem ser verdadeiros para com os sócios e não andar a contar filmes nem histórias, nem possíveis constituições de SAD's com o aparecimento de potenciais investidores, é tudo conversa, temos de cair na realidade», atirou Dias Pereira.

Segundo o candidato à presidência da mesa da AG, a candidatura de Júlio Mendes «está a passar à comunicação social o mesmo que a direção demissionária, que a única possibilidade é a constituição de uma SAD, a entrada de dinheiro através da constituição de fundos».

«Vimos qual foi o resultado, o passivo astronómico que o Vitória apresenta, não sabemos ainda bem porquê, e a direção sem soluções», disse, acrescentando: «Os sócios têm em nós uma alternativa - e única - porque metade da outra lista já fez parte da direção demissionária. A partir de agora, com a campanha, o movimento de apoio à nossa candidatura será cada vez maior».

Dias Pereira manifestou a satisfação por, num prazo de 24 horas, ter conseguido angariar 618 assinaturas, no que considerou uma demonstração de «apoio inequívoco» à candidatura.