Primeira Liga Primeira Liga

Imprimir A- A+

Cabo Verde

06 de março de 2012 16:02h

Inauguração do Estádio Nacional adiada por 15 meses

Por SAPO Desporto c/ Lusa

A inauguração do novo estádio nacional de Cabo Verde, nos arredores da Cidade da Praia, foi adiada por 15 meses devido a alterações ligadas à construção de bancadas nos dois topos do recinto.

Inauguração do Estádio Nacional adiada por 15 meses

A informação foi avançada hoje pelos responsáveis da obra, a empresa chinesa Top International Engineering Corporation, que irá dotar o estádio com uma capacidade acrescida de 5.000 espetadores, elevando para 15.000 o número de lugares sentados.

Inicialmente previsto para estar concluída em junho deste ano, depois de os trabalhos terem sido iniciados em outubro de 2010, a construção das novas bancadas veio alterar o projeto inicial, prevendo-se agora a inauguração para outubro de 2013.

Na inauguração, Cabo Verde deverá jogar contra uma "forte seleção lusófona" ou "talvez contra a China", disse hoje o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, ao visitar as obras.

A construção de novas bancadas nos topos sul e norte tem igualmente a ver com a necessidade de garantir uma boa gestão do espaço, que contará com lojas e um conjunto de infraestruturas que visam contrabalançar as despesas.

O montante do projeto, agora encarecido, está orçado em cerca de 1.400 milhões de escudos (cerca de 12,7 milhões de euros), estando o respetivo financiamento garantido pela própria cooperação chinesa.

A futura infraestrutura, além do recinto para jogos de futebol, terá também uma pista de atletismo, em "tartan" e com oito corredores, permitindo a realização de todas as disciplinas da modalidade à exceção das ligadas aos lançamentos do dardo e do disco, que serão realizadas num recinto próprio, mas já fora do estádio.

A área total ocupa quase 100.000 metros quadrados e a de construção 11.762 metros quadrados na zona de Monte Vaca, na Achada de São Filipe, a norte da capital.

O estádio, que terá relva sintética, será equipado com quatro balneários, cabine de imprensa, salão para fisioterapia, espaços apropriados para a polícia, bombeiros e médicos, bem como para outros agentes desportivos.

Com a edificação da obra, o estádio nacional poderá começar a receber as grandes competições de futebol e de atletismo, além de outros eventos de envergadura.

Até hoje, o principal estádio do país, onde joga a seleção, é o da Várzea, em pleno centro da Cidade da Praia, com capacidade para cerca de 8000 espetadores.

Todas as nove ilhas habitadas do arquipélago deixaram de ter estádios de terra batida, tendo instalado relvados sintéticos.

O acordo para a construção do estádio foi assinado a 11 de novembro de 2009 e o projeto é financiado no âmbito de ajudas gratuitas e empréstimos sem juros concedidos pelo Governo chinês, no quadro dos acordos de cooperação económica e técnica assinados entre os dois governos. 

Leve o Desporto para todo o lado com o SAPO Desporto Mobile.

Comentários

Alertas futebol

Acompanhe todas as notícias de futebol com o serviço SAPO Alertas.

Subscrever

Classificação

Temporada Regular