Benfica e Sporting de Braga esperam um deslize do líder FC Porto para aspirarem ao topo da Liga de futebol, na 22.ª ronda, respetivamente em visita ao Paços de Ferreira e receção à União de Leiria.

Três pontos atrasados relativamente aos “dragões”, campeões em título, “encarnados” e “arsenalistas” não terão margem de erro, até porque podem ver os portistas distanciar-se ainda mais, no sábado, quando a Académica de Coimbra visitar o Estádio do Dragão.

O FC Porto, “livre” das competições europeias depois de eliminado pelo Manchester City, conseguiu uma quinta vitória seguida no campeonato em pleno Estádio da Luz, na ronda anterior, e vai enfrentar um conjunto de “estudantes” atualmente no 10.º posto e há nove jornadas sem conhecer o sabor do triunfo.

Porém, antes do jogo do FC Porto, o Sporting de Braga, com impressionante série de 10 êxitos consecutivos na Liga, será visitado pela União de Leiria, que segura a “lanterna vermelha”, a dois pontos de Feirense e Beira-Mar, em virtude de seis derrotas e três empates nos derradeiros nove encontros.

O Benfica desloca-se só no domingo a Paços de Ferreira, 12.º classificado, após “esbanjar” a vantagem de cinco pontos sobre o FC Porto, com duas derrotas e um empate nos últimos três jogos do campeonato, embora o apuramento para os “quartos” da Liga dos Campeões seis anos depois, frente ao Zenit São Petersburgo, esta semana, tenha amenizado a crise das “águias”.

Entretanto, a jornada vai ser inaugurada na sexta-feira, quando o Marítimo, quinto posicionado com os mesmos 38 pontos do Sporting, ambos já a 11 de Benfica e Braga, recebe o Feirense, um dos “aflitos” com o cenário da despromoção.

Os “leões”, já sabendo o resultado dos insulares e depois de sofrerem a primeira derrota da “era Sá Pinto” (1-0, na visita ao Vitória de Setúbal), recebem no domingo o Vitória de Guimarães, que está seis pontos atrás dos madeirenses e dos lisboetas, à espreita de qualquer desatenção.

Programa da 22.ª jornada:

- Sexta-feira:
Marítimo – Feirense, 20:15 (Sport TV).

- Sábado:
Sporting de Braga – União de Leiria, 18:00 (Sport TV).
FC Porto – Académica de Coimbra, 20:15 (Sport TV).

- Domingo:
Olhanense – Nacional, 16:00.
Rio Ave – Vitória de Setúbal, 16:00.
Beira-Mar – Gil Vicente, 16:00.
Paços de Ferreira – Benfica, 18:15 (TVI).
Sporting – Vitória de Guimarães, 20:15 (Sport TV).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.