Os clubes de futebol que votaram contra o alargamento da Liga a 18 clubes, acrescida de isenção de penalização com descida aos dois últimos classificados da atual época desportiva, ponderam recorrer aos tribunais para impugnar a decisão.
"Penso que esta solução não terá colhimento na federação, no Conselho Nacional de Desporto (CND) e, eventualmente, nos tribunais para os sócios que quiserem impugnar, incluindo o Sporting. Penso que esta ilegalidade não vai passar", disse Luís Duque, administrador da SAD do Sporting.
O dirigente leonino foi cáustico: "O Sporting claro que votou contra, porque a meio da época não se alteram as regras. O que se aprovou é ilegal. Aprovou-se um alargamento para vigorar já na presente época. Na prática, não desce ninguém. Isso vicia e pode pôr em causa a verdade desportiva. É ilegal e uma questão que deve ser discutida".
Segundo Luís Duque, o Sporting está "disponível" para uma solução, mas não a que foi encontrada, pois "põe em causa a credibilidade de todo o edifício do futebol português".
"Imagine-se nesta altura dizer que ninguém vai descer. Não acredito que passe no CND e, última instância, nos tribunais", concluiu.
Rui Alves, presidente do Nacional, foi outro a denunciar a "caldeirada": "Não é admissível que uma competição desportiva se dispute sem penalização e valorizado o mérito desportivo".
"O quadro de alterações para ter efeito deveria ser aprovado por unanimidade, mas um conjunto de clubes que envergonham o futebol nacional produziu nos bastidores todo um conjunto de atuações no sentido de perverter a integridade da competição, a verdade desportiva", acusou.
Rui Alves garante que o Nacional vai "impugnar todos os pontos desta assembleia geral", mesmo não acreditando que a federação "possa viabilizar esta autentica vergonha no futebol nacional, sem penalização para os que falham".
"A integridade das competições é valor sagrado. Saio daqui envergonhado. Há dirigentes que de facto deveriam ter vergonha de andar no desporto. Não é nisto que me revejo. Existem condições para os clubes que votaram contra esta vergonha se unirem", vincou.
O dirigente responsabilizou os presidentes da direção e assembleia geral, Mário Figueiredo e André Dinis Carvalho, pela "tamanha ilegalidade".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.