O debate instrutório do processo em que dois seguranças de uma empresa privada acusam cinco futebolistas do FC Porto de agressões, no túnel da Luz, em 2009, inicia-se na sexta-feira, sem a presença dos arguidos.

Após terem renunciado ao direito de estarem presentes, Hulk, Helton, Sapunaru, Christian Rodriguez e Fucile foram dispensados de comparecerem no 5.º Juízo do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, pelas 14 horas.

A juíza da ação marcará a leitura da decisão instrutória depois das alegações das partes, comunicando que os jogadores do FC Porto vão a julgamento ou que o processo é arquivado.

A abertura da instrução do processo, instaurado por Sandro Correia e Ricardo Silva, e acompanhado pelo Ministério Público (MP), foi pedida por Hulk, Helton, Sapunaru, Christian Rodriguez e Fucile.

Os futebolistas do FC Porto são acusados de agressões aos dois "stewards" em serviço no jogo Benfica-FC Porto, da 14.ª jornada da Liga da temporada de 2009/10, que os benfiquistas venceram por 1-0.

Sandro Correia e Ricardo Silva requereram à SAD do FC Porto uma indemnização superior a 45 mil euros.

O montante que os dois seguranças pretendem ser ressarcidos pelas agressões - murros e pontapés - destina-se a ser doada a uma instituição e ao valor pedido acrescem os juros vencidos até à data da interposição do pedido, a 19 de outubro, e os vincendos até efetivo e integral pagamento.

Os brasileiros Hulk e Helton, os uruguaios Christian Rodriguez e Fucile e o romeno Sapunaru alegaram terem sido injuriados e difamados e avançaram com uma queixa particular contra os seguranças.