O FC Porto, sem o castigado Hulk, defende na sexta-feira a liderança da Liga na visita ao Nacional, numa 23.ª jornada que abre com o jogo na Choupana, seguido da receção do Benfica ao Beira-Mar.

As duas equipas anteciparam os respetivos jogos no campeonato para sexta, tendo em conta que se defrontam em novo “clássico” na terça-feira, no Estádio da Luz, em partida das meias-finais da Taça da Liga.

Com o campeonato em acesa discussão, as atenções viram-se para a candidatura ao título do trio formado por FC Porto (53 pontos), Benfica (52) e Sporting de Braga (52), com os “dragões” a terem uma magra vantagem de um ponto quando estão 24 em disputa.

A visita à Choupana é de elevado grau de exigência para a equipa de Vítor Pereira, que procura regressar aos triunfos – depois de um empate no Dragão com a Académica (1-1) -, e num jogo em que tem baixas importantes, em especial Hulk.

O avançado brasileiro, segundo melhor marcador da equipa, atrás de James, viu cartão amarelo na partida com “estudantes” e fica fora das opções para o jogo, enquanto Danilo, Djalma, Fernando e Silvestre Varela estão lesionados.

O Benfica tenda recuperar o fôlego, depois de ter descido dos céus ao “inferno” em poucas semanas, perdendo uma a liderança confortável com duas derrotas (em Guimarães e na Luz com o FC Porto), e um empate (em Coimbra, com a Académica).

Na última jornada, as “águias” tiveram um triunfo suado em Paços de Ferreira (2-1) e reabilitaram-se na luta pelo título. Para sexta-feira, a equipa recebe o Beira-Mar, num jogo em que Jorge Jesus sabe que é proibido perder pontos.

Fora das opções estarão o defesa central argentino Garay, que se lesionou no “clássico” com o FC Porto (3-2), e o lateral direito uruguaio Maxi Pereira, que cumprirá castigo no jogo com os aveirenses.

Na expetativa dos resultados de “dragões” e “águias” estará o outro candidato: o Sporting de Braga, que tentará sábado em Santa Maria da Feira prolongar a incrível série de 11 vitórias consecutivas.

Os bracarenses têm mostrado, mais do que nunca, que são candidatos ao título – algo nunca alcançado na história do clube – e à semelhança do que fizeram na época de 2009/10, em que foram segundos e falharam o objetivo por muito pouco.

No terreno do Feirense, Leonardo Jardim tem o alerta do empate cedido pelo FC Porto, à quinta jornada, mas também a certeza de que o adversário atravessa um dos piores períodos e não vence desde a 13.ª jornada.

Ombro-a-ombro pelo quarto lugar estão Sporting e Marítimo, com os insulares a defrontarem domingo o “aflito” Vitória de Setúbal (14.º), no Bonfim, e o Sporting a ter apenas na segunda-feira visita de alto risco a Barcelos.

Os “leões”, capazes do pior e do melhor (nas duas últimas jornadas perderam em Setúbal e de seguida golearam em Alvalade o Vitória de Guimarães) marcam presença em Barcelos sem os lesionados Onyewu e Rinaudo.

A equipa de Paulo Alves não vence há quatro jogos, mas tem os argumentos de já ter tirado pontos a dois “grandes”: empate com o Benfica (2-2) e vitória com o FC Porto (3-1), ainda que frente ao Sporting Braga não tenha repetido a graça (derrota por 3-0).