O treinador do Nacional, Pedro Caixinha, destacou hoje a importância de a equipa pensar e acreditar que pode ganhar na sexta-feira ao FC Porto, no jogo que abre a 23.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

O treinador do conjunto insular tem a consciência do valor e da importância que tem o jogo para o adversário, mas prefere pensar na possibilidade que a sua equipa tem de conquistar os três pontos, frente ao líder do campeonato.

«É importante pensar que queremos e podemos e que teremos que fazer tudo para vencer este jogo. Se o conseguirmos, ficaremos mais perto das equipas que estão à nossa frente, nomeadamente o Vitória de Guimarães que vai jogar depois de nós», adiantou Pedro Caixinha em conferência de imprensa.

O treinador dos "alvinegros" deu pouca importância à pressão que o FC Porto possa sentir nesta altura, preferindo destacar que, segundo o percurso analisado, os "dragões" perdem sempre pontos de forma seguida.

«Vamos ter de aproveitar os fatores que temos em linha de conta. O FC Porto, quando vem de resultados menos conseguidos, tem de seguida um outro que não consegue ganhar: quando empatou com o Feirense, depois igualou com o Benfica, e quando perdeu com o Apoel, depois empatou em Olhão. Desta vez empatou com a Académica e vamos tentar que não consiga pontuar com o Nacional», exemplificou.

Para Caixinha, o facto de o avançado brasileiro Hulk não poder jogar na Choupana, em virtude de um castigo, não altera em nada a postura do Nacional.

«Estamos preparados para isso, até porque na análise que tínhamos feito ao FC Porto era a contar com o Hulk. É certo que quando ele não joga, a equipa tem sentido algumas dificuldades, mas não podemos olhar a isso. O James é uma alternativa que está bem e, além disso, temos que olhar ao adversário como um todo», sublinhou.

O treinador da equipa madeirense recusou falar de favoritismos, optando por outro discurso:

«Prefiro falar das nossas responsabilidades, assumindo-as, ou seja, temos que fazer tudo para ganhar o jogo», adiantou com convicção.

Relativamente ao elevado número de lesionados no plantel, a resposta foi taxativa:

«Os que são negativistas por natureza gostam de falar nas perdas, aqueles que, como nós, são positivistas têm de preparar os que vão para a guerra», observou.

O Nacional, oitavo classificado com 26 pontos, e o FC Porto, que lidera com 53, defrontam-se a partir das 19h00 de sexta-feira, em jogo relativo à 23.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.