O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, acedeu hoje a reunir com o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Mário Figueiredo, e com os pequenos e médios clubes das competições profissionais.

De acordo com o documento a que a agência Lusa teve acesso, Fernando Gomes, «face à solicitação telefónica de uma reunião do grupo de clubes da Liga Portuguesa», disponibilizou-se para que o encontro, que deverá abordar a questão do alargamento da Liga de futebol, se realize na terça-feira, às 18h00, na sede federativa.

«Agradecendo desde já a vossa confirmação, bem como a indicação dos clubes que estarão presentes», conclui a missiva enviada pelo Gabinete da Presidência da FPF a Mário Figueiredo, que foi mandatado no sábado pelos clubes que reuniram em Oliveira de Azeméis para analisar o chumbo federativo ao alargamento sem descidas.

O presidente da Oliveirense foi o porta-voz do encontro e reiterou o objetivo de aumentar de 16 para 18 o número de clubes na Liga de futebol, tendo lembrado que os clubes têm capacidade para parar os campeonatos se não houver vontade de encontrar um consenso.

José Godinho anunciou que iriam ser estabelecidos contactos promover reuniões sobre o alargamento, mas também sobre o Totonegócio, as equipas B e as transmissões televisivas.

Na terça-feira, a AG da Liga aprovou o alargamento da Liga já na próxima época sem despromoções à Liga de Honra, rejeitando a proposta de uma "liguilha" avançada pelo presidente da LPFP, Mário Figueiredo. No entanto, vários clubes manifestaram-se contra, nomeadamente o FC Porto, que prometeu recorrer para o Conselho de Justiça, e o Sporting, que anunciou a impugnação da reunião magna.

Dois dias depois da AG da Liga, a direção da FPF reuniu-se com os sócios ordinários do organismo e decidiu "chumbar" a proposta, considerando que viola a verdade desportiva.

Para a próxima época está previsto o alargamento da Liga de Honra a 22 equipas, com a inclusão de seis equipas B, mas o protocolo que regula as relações entre LPFP e FPF ainda não foi alterado nesse sentido.

Por outro lado, as equipas que manifestaram intenção de inscrever equipas B podem recuar face à vontade de alguns clubes da Honra quererem que uma percentagem das receitas televisivas dos jogos dessas equipas reverta a seu favor.

Em 2006, os quadros competitivos do futebol profissional foram reduzidos a 16 equipas em cada escalão.