O antigo futebolista internacional português Luís Figo considerou hoje bastante positivo o facto de existirem três equipas a lutar pelo título de campeão português e lamentou a ausência do Sporting nessa corrida.

«É sempre positivo, quanto mais equipas existirem até final a disputar o campeonato, melhor. Isso significa que a competitividade durante o ano é forte», afirmou Luís Figo.

O antigo futebolista afirmou que «quando se chega a um determinado momento do ano e já se sabe quem vai ser campeão» o campeonato «perde alguma surpresa e interesse».

Figo lamentou que o Sporting, o único clube que representou em Portugal, esteja afastado dessa luta, a 15 pontos do FC Porto, que lidera, e a 14 de Benfica e Sporting de Braga.

«Preferia que [o Sporting] estivesse a lutar pelo título, mas a realidade não é essa. Infelizmente tem que lutar por outros objetivos e espero que consiga», disse.

Apesar do «resultado negativo de ontem [segunda-feira]», Luís Figo considerou que os últimos resultados do Sporting «dão esperança para terminar bem o ano».

O mais internacional dos futebolistas portugueses disse ainda não ter decidido se vai estar presente no Euro2012, mas confessou: «Gostaria de estar presente nalgum jogo».

Com Portugal integrado no grupo B, juntamente com Alemanha, Holanda e Dinamarca, Luís Figo referiu que as suas expetativas para a seleção das “quinas” são «as de todos os portugueses».

«Espero o que todos esperam, que tenhamos uma prestação digna e que consigamos chegar o mais longe possível. Os objetivos serão passar a fase de grupos, estar nos quartos de final e depois ir pouco a pouco», referiu.

Luís Figo falava Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa, antes da apresentação do Projeto Para um Melhor 2014, promovido pela fundação com o seu nome.

O projeto, que se insere no âmbito de um protocolo assinado em 2007 entre a Fundação Luís Figo e o ministério da Educação, pretende aumentar o grau de motivação dos alunos para os estudos, prevenindo o abandono e insucesso escolar.