A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lançou  esta quinta-feira um apelo a dirigentes e adeptos com o objetivo de promover um «clima  de serenidade e tolerância» na modalidade, e particularmente para com os  árbitros.

Numa nota publicada no seu site oficial, a FPF defende que o lado emotivo  do futebol não pode justificar o desrespeito pelos «mais básicos direitos  de cidadania» de todos os agentes desportivos, nomeadamente os árbitros.

«Quem exerce cargos de visibilidade pública deve ter consciência das  suas responsabilidades e do alcance que palavras proferidas a quente podem  ter no desestabilizar das competições e dos seus intervenientes, impedindo-os  de prosseguir as suas vidas de forma tranquila, sem recear pela sua integridade  física ou dos seus mais próximos», solicitou o organismo que rege o futebol  luso.

A FPF lembrou que, durante os encontros, os árbitros têm uma «missão  particularmente difícil de decidir em frações de segundos» e, por isso,  «têm que ser respeitados».

«Sem colocar em causa o intocável direito à liberdade de expressão e  opinião, a FPF espera poder contar com a colaboração de todos na promoção  de um verdadeiro clima de tolerância para com todos os agentes da modalidade  e, em particular, para com os árbitros», conclui a nota.