O FC Porto empatou, este domingo, a um golo com o Paços de Ferreira, em jogo da 24.ª jornada da I Liga, disputado no Estádio da Mata Real. Ricardo marcou na própria baliza aos 47 minutos mas Melgarejo, jogador cedido pelo Benfica ao Paços de Ferreira, empatou o encontro aos 79 minutos.
O FC Porto chegava a Paços de Ferreira com a hipótese de aumentar para três pontos a vantagem sobre o Benfica que empatou na passada sexta-feira em Olhão mas os Dragões não foram além do empate. O SC Braga, que está a dois pontos do primeiro lugar, joga na segunda-feira com a Académica e poderá ultrapassar Benfica e FC Porto.
Vítor Pereira preferiu poupar Fernando, deixando o médio brasileiro no banco de suplentes. Defour manteve a titularidade.
A primeira parte mostrou um FC Porto com muita vontade de fazer mexer as redes defendidas por Cássio mas a vontade, por vezes, não é suficiente para ganhar pontos no campeonato. A equipa portista voltou a apresentar-se muito previsível nas transições ofensivas, dando tempo e espaço ao Paços de Ferreira para se posicionar da melhor forma na organização defensiva, algo que a equipa orientada por Henrique Calisto sabe fazer, e bem.
O primeiro lance de grande perigo surgiu aos 20 minutos com uma bola ao poste rematada por Janko e, nove minutos depois, foi a vez de Hulk assustar a baliza pacense.
Do lado da equipa de Paços de Ferreira foram valendo os desequilíbrios provocados por Michel mas o primeiro momento de grande perigo para à baliza de Helton deu-se apenas aos 41 minutos, com um cabeceamento de Melgarejo.
Como seria de esperar, face à corrente do jogo, Vítor Pereira “lançou” Fernando para o lugar de Defour depois de uma primeira parte paupérrima por parte do belga no meio-campo portista.
O primeiro golo da partida surgiu ao minuto 47, numa infelicidade do cabo-verdiano Ricardo que marcou na própria baliza após remate de Hulk pela direita.
Depois do golo, o Paços de Ferreira reagiu mas o FC Porto esteve sempre mais perto de aumentar a vantagem. Valeram as intervenções de Cássio.

Ao minuto 79, num pontapé de canto, o paraguaio Melgarejo cabeceou certeiro para o fundo da baliza de Helton, estabelecendo novamente o empate, resultado que persistiu até ao apito final.

Depois de o Benfica escorregar nesta jornada, foi a vez do FC Porto seguir as pisadas do rival lisboeta. Se o SC Braga vencer, amanhã, a Académica, serão os minhotos os novos líderes da I Liga.

Avizinham-se as jornadas decisivas do campeonato com o FC Porto a receber o Olhanense e o Benfica o SC Braga na 25.ª jornada. Na seguinte, Sporting recebe o Benfica e o FC Porto vai a Braga.