O Sporting de Braga defende no sábado a liderança da Liga portuguesa de futebol, na deslocação ao estádio do fragilizado Benfica para o jogo grande da 25.ª jornada, que pode ser capitalizado pelo campeão FC Porto.

Lançado por uma série de 13 vitórias consecutivas no campeonato, o Braga apresenta-se em Lisboa motivado por uma liderança que lhe “caiu no colo” muito por força também dos deslizes do FC Porto e mais recentemente do Benfica, que, em contraponto com os minhotos, apenas ganhou dois dos últimos cinco encontros na prova.

O recente percurso acidentado dos lisboetas desbaratou uma vantagem de cinco pontos no comando da Liga, que se viram ultrapassados pelo FC Porto da pior forma possível, com uma derrota por 3-2 em pleno Estádio da Luz, com os bracarenses a aproveitarem também a irregularidade dos “azuis e brancos” para assumirem o topo da classificação.

Desde que perdeu por 3-2 no reduto do FC Porto, a 27 de novembro de 2011, na 11.ª jornada do campeonato, o Braga apenas vacilou nas competições nacionais na Taça da Liga, ao ser eliminado nas meias-finais pelo Gil Vicente, precisamente o oposto dos “encarnados”, que seguiram para a final da prova com uma vitória igualmente por 3-2 sobre o rival portuense, desforrando-se do desaire sofrido na Liga.

A moral benfiquista sofreu mais um abalo na terça-feira, com a derrota por 1-0 na receção ao Chelsea, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, e as ausências de Garay (lesionado), de Emerson e, principalmente, do estratego Aimar, ambos suspensos, em nada contribuem para melhorar as perspetivas dos lisboetas.

O jogo do Estádio da Luz, antes das deslocações a Alvalade, para os lisboetas, e ao Dragão, para os minhotos, vai opor também os dois principais goleadores da prova: o brasileiro Lima, avançado do Braga, que lidera a lista dos “artilheiros” com 19 golos, e o paraguaio Cardozo, ponta de lança do Benfica, que tem menos um remate certeiro.

Também no sábado, o FC Porto procura cumprir a “obrigação” de vencer na receção ao Olhanense e colocar sob pressão os adversários na luta pelo título, voltando a isolar-se no comando, pelo menos por algumas horas, mas o campeão tem-se revelado incapaz de cumprir várias das suas “obrigações” durante esta temporada.

Frente ao tranquilo sétimo posicionado, os “dragões” têm tudo a ganhar nesta jornada, antes da difícil deslocação ao Minho para defrontar o Braga, mas, para isso, não poderão repetir erros recentes, que lhes custaram dois empates nos últimos três jogos e a liderança isolada da competição.

Afastado há muito da luta pelo título e até de um lugar na “Champions” da próxima época, o Sporting visita no domingo a “aflita” União de Leiria, penúltima classificada, e pode acusar o desgaste da partida de hoje com os ucranianos do Metalist Kharkiv dos quartos de final da Liga Europa.

Os “leões”, que podem continuar privados dos lesionados Onyewu e Rinaudo, procuram recuperar o quarto lugar ao Marítimo, mas, para isso, precisam de um deslize dos madeirenses, que jogam com a Académica em Coimbra, no jogo de abertura da jornada, na sexta-feira.

O embate entre o "lanterna vermelha" Feirense e o antepenúltimo Beira-Mar, em Santa Maria da Feira, reveste-se também de importância decisiva, mas para ajudar a definir as duas equipas que descem à Liga de Honra, enquanto Rio Ave e Vitória de Setúbal perseguem um triunfo frente ao Nacional e ao Gil Vicente, respetivamente, para darem um passo firme rumo à manutenção.

Instalado no sexto lugar, de onde dificilmente sairá, o Vitória de Guimarães encerra a 25.ª jornada no domingo, ao receber o Paços de Ferreira, que ainda precisa de amealhar mais alguns pontos para poder respirar de alívio e garantir a permanência no primeiro escalão.

Programa da 25.ª jornada:
- Sexta-feira, 30 mar:
Académica – Marítimo, 20:15 (SportTV).
- Sábado, 31 mar:
FC Porto – Olhanense, 19:00 (SportTV).
Benfica - Sporting de Braga, 21:15 (SportTV).
- Domingo, 01 abr:
Feirense - Beira-Mar, 16:00.
Nacional - Rio Ave, 16:00.
Gil Vicente - Vitória de Setúbal, 16:00.
União de Leiria – Sporting, 18:15 (TVI).
Vitória de Guimarães - Paços de Ferreira, 20:15 (SportTV).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.