Godinho Lopes, presidente do Sporting, considerou hoje que no campo da arbitragem se «extravasou daquilo que seria normal relativamente ao respeito pelo clube», nos últimos tempos, e que não existe «verdade» na classificação atual da Liga de futebol.
«Haja respeito pelo nosso desempenho dentro de campo», pediu Godinho Lopes, em entrevista à RTP, considerando que o clube vai continuar a defender os valores do "fair play", da verdade desportiva e que é contra a xenofobia, reiterando por outro lado que os árbitros continuam a ser «bem-vindos a Alvalade».
O presidente “leonino” comentou o seu primeiro ano à frente do clube reforçando que os resultados globais deverão ser avaliados após os três anos do mandato, quando deverá estar encontrado um novo acionista minoritário - mas a «primeira indicação será à CMVM, quando houver novidades» - e o Sporting de novo a «lutar pelo primeiro lugar».
«Não estou satisfeito, como é evidente, com a classificação na Liga», admitiu, reforçando no entanto que a diferença mais estreita para o primeiro lugar e as campanhas na Taça de Portugal e Liga Europa projetam um quadro mais positivo que há um ano.
Godinho Lopes evitou falar de reforços ou vendas de jogadores para a próxima época - «gosto de apresentar soluções depois de assinadas» - admitindo porém que se está a trabalhar para a renovação de Rui Patrício e que em janeiro o Sporting «informou» o PSV do «interesse» pelo marroquino Labyad.
Ricardo Sá Pinto, o atual treinador “leonino”, mereceu-lhe elogios claros, por ser uma «pessoa agregadora, que consegue motivar» e que persegue «uma série de valores ligados ao Sporting». O contrato com o técnico foi firmado até ao final de 2013, «para se mostrar que não fazemos contratos a seis meses».
Quanto ao anterior treinador, Domingos Paciência, evitou explicar em concreto os motivos do afastamento. «Disse-lho, olhos nos olhos», referiu, mas por agora em termos públicos não pretende adiantar pormenores.
De qualquer forma, Domingos Paciência é «um bom profissional, com caráter», com Godinho Lopes a acreditar «na sua competência e qualidade». «Voltaria a escolhê-lo, porque tudo levava a crer que era um treinador ganhador», disse.
No campo das modalidades, Godinho Lopes adiantou ter estabelecido um «acordo», com a Câmara Municipal de Odivelas, para um polo desportivo, para receber, nomeadamente, o andebol e o futsal do clube, isto enquanto o Sporting não avançar para a construção do seu pavilhão, em Lisboa.