FC Porto, Benfica, Sporting de Braga, Marítimo e Sporting protagonizam este fim de semana um clássico e dois dérbis que podem finalmente começar a definir o topo da tabela da Liga portuguesa de futebol, na 26.ª jornada.
No sábado, o campeão e líder, FC Porto, visita o “quarto grande” e terceiro classificado, Sporting de Braga, escassos dois pontos atrasado e com uma última oportunidade de “roubar” pontos a um rival direto, após a derrota há uma semana, na visita ao Benfica (2-1), ter interrompido a série bracarense de 13 triunfos seguidos.
Os “azuis e brancos”, mesmo depois de se terem imposto na visita ao Benfica (3-2) e de já terem estado cinco pontos atrás dos “encarnados”, desperdiçaram duas ocasiões para se distanciarem, com empates a um golo na receção à Académica de Coimbra (22.ª ronda) e na visita ao Paços de Ferreira (24.ª).
O ainda contestado treinador portista, Vítor Pereira, recebeu novo voto de confiança do presidente, Pinto da Costa, e já vai contar com a “âncora” do meio-campo, o brasileiro Fernando.
Leonardo Jardim, técnico do Braga, também vai vendo aos poucos o rol de lesionados reduzir-se com o regresso aos treinos dos defesas brasileiros Ewerthon e Baiano.
“Dragões” e “arsenalistas” ficarão então à espera de segunda-feira pelo “dérbi eterno” de Lisboa, com o Benfica, segundo posicionado a um ponto do FC Porto, a visitar o vizinho Sporting, quinto classificado a um ponto do Marítimo, o qual também recebe o rival madeirense, Nacional (sétimo), no sábado.
No outro dérbi, o Benfica surge a apostar mais no campeonato, depois de na quarta-feira ter sido afastado da Liga dos Campeões pelos ingleses do Chelsea, ao perder por 2-1, resultado que se somou à derrota por 1-0 da primeira mão.
Os "leões", que ainda hoje definem o seu futuro na Europa, jogam na Ucrânia com o Metalista Kharkiv e defendem uma vantagem de 2-1 da primeira mão, pelo que têm ainda uma boa possibilidade de continuar em prova e seguirem para as meias-finais.
Quando vão ficar a faltar somente quatro rondas para o fim do campeonato e 12 pontos por disputar, também os “aflitos” Feirense, com o novo treinador Henrique Nunes, e União de Leiria tentam vir à tona da “linha de água” da despromoção.
A equipa do Lis, penúltima com 18 pontos e dois desaires consecutivos, mesmo com o recém-promovido Dominguez no comando técnico, recebe o Gil Vicente (10.º), enquanto os “fogaceiros”, com 17 pontos e quatro derrotas seguidas, visitam no sábado o Rio Ave (12.º).
Em caso de triunfo, tanto União de Leiria como Feirense poderão encurtar a distância de cinco e de seis pontos, respetivamente, para Beira-Mar (13.º) e Académica de Coimbra (14.ª), ambos com 23 pontos e em confronto direto, na sexta-feira, em Aveiro.
Programa da 26.ª jornada da Liga:
- Sexta-feira, 06 abr:
União de Leiria – Gil Vicente, 17:00.
Beira-Mar – Académica de Coimbra, 18:00 (SportTV).
Vitória de Setúbal – Vitória de Guimarães, 20:15 (SportTV).
- Sábado, 07 abr:
Rio Ave – Feirense, 16:00.
Olhanense – Paços de Ferreira, 16:00.
Marítimo – Nacional, 18:30 (SportTV).
Sporting de Braga – FC Porto, 20:30 (TVI).
- Segunda-feira, 09 abr:
Sporting – Benfica, 20:15 (SportTV).