Rio Ave e Feirense empataram hoje 2-2, em jogo da 26.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, em Vila do Conde, que complicou as contas das duas equipas na luta pela permanência.

Braga, por duas vezes, marcou os golos da equipa vila-condense, enquanto Buval e Fonseca marcaram para o Feirense, selando uma igualdade que acabou por adiar a decisão sobre a manutenção no principal escalão do futebol nacional.

Com um novo treinador no comando técnico da equipa, o Feirense, agora de Henrique Nunes, teve neste jogo frente ao Rio Ave uma das últimas oportunidades para manter acesa a chama da permanência na Liga portuguesa.

De igual forma, a equipa de Vila do Conde jogava a possibilidade de, a quatro jornadas do final, praticamente garantir a manutenção.

Os objetivos de ambas as equipas estavam à distância de uma vitória neste confronto que, por isso, teve uma etapa inicial bastante cautelosa de parte a parte.

Com mais posse de bola, o Rio Ave dominou a partida ao longo da primeira metade, mas raramente conseguiu criar flagrantes ocasiões de golo, perante um adversário muito fechado que procurava surpreender em contra golpe.

Uma estratégia que quase resultava, à passagem do minuto 25, com Duval a responder de cabeça a um cruzamento de Miguel Pedro, valendo a excelente intervenção de Huanderson, a evitar o golo da equipa visitante.

No entanto, e apesar do escasso caudal ofensivo apresentado, o Rio Ave chegou ao golo aos 35 minutos, graças a um remate de Braga que não deu hipótese de defesa a Paulo Lopes.

No minuto seguinte a equipa da casa podia mesmo ter aumentado a vantagem, mas o guarda-redes do Feirense segurou o cabeceamento de João Tomás, após cruzamento de Yazalde.

O Feirense reagiu e a três minutos do intervalo repôs a igualdade no marcador. Buval marcou de cabeça, beneficiando da passividade da defensiva vila-condense, finalizando um livre cobrado na direita por Miguel Pedro.

Após o reatamento, bastaram cinco minutos para o Rio Ave chegar de novo à vantagem. No interior da área, João Tomás sofreu falta de Varela e, na marca do castigo máximo, Braga bisou na partida, colocando o marcador em 2-1.

No banco do Feirense, Henrique Nunes mexeu na equipa, colocando Fonseca e Hélder Castro nos lugares de Miguel Pedro e Diogo Cunha. Substituições decisivas na jogada do golo do empate, marcado aos 63 minutos por Hélder Castro, a culminar uma assistência perfeita de Fonseca.

Até ao final predominou o equilíbrio e a forma atabalhoada como as equipas tentaram chegar ao golo da vitória que não aconteceu. Com esta igualdade, o Rio Ave passa a somar 25 pontos, continuando a lutar pela permanência que ficou mais distante para o Feirense, apenas com 18 pontos somados e ainda no 16.º e último lugar da classificação.