O FC Porto viu esta segunda-feira à noite o título ficar mais perto, depois de o Benfica ter perdido em casa do Sporting, por 1-0. A época passada, ainda que uma das melhores dos últimos anos para a equipa portista, não houve falhas nos quatro jogos finais. Se bem que na mesma altura, o título já tinha sido entregue aos dragões.

Não é hábito o FC Porto falhar na reta final, mas há sempre exceções para confirmar a regra. Por duas vezes, o dragão ‘escorregou’ quando não devia.

Primeiro em 1956/57, quando tinham um ponto de vantagem sobre o Sporting, que acabaria por ultrapassar o FC Porto no sprint final. A outra, em 1979/80, novo duelo entre dragões e leões. O FC Porto era líder, mas seriam os leões a serem mais eficazes nos últimos momentos.

Até ao fim, o FC Porto recebe o Beira-Mar (27ª), vai aos Barreiros (28ª), recebe o Sporting (29ª) e encerra com o Rio Ave (30ª). Os jogos com Marítimo e Sporting são os que encerram maior dificuldade. A equipa de Pedro Martins é a grande surpresa desta época e o Sporting de Sá Pinto já mostrou ser capaz de derrubar qualquer gigante (o Manchester City que o diga). O estádio do Dragão é uma casa difícil, mas será um duelo a ter em conta.