FC Porto, Sporting e Nacional pediram a impugnação das decisões tomadas na Assembleia-Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), de 12 de março, referentes ao alargamento do principal campeonato, disse esta terça-feira à Lusa fonte ligada ao processo.

Os três clubes enviaram para a LPFP pedidos de impugnação da proposta de alargamento da Liga para 18 clubes e o organismo remeteu-os para o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), acrescentou a mesma fonte.

A proposta de alargamento a partir da próxima temporada foi aprovada com 31 votos a favor (nove da Liga e 13 da Honra), 15 contra (6-3) e duas abstenções (um clube da Liga).

O Sporting, através do administrador da SAD dos “leões” Luís Duque, e o Nacional da Madeira, por intermédio do seu presidente Rui Alves, manifestaram a intenção de impugnar as deliberações, imediatamente após a reunião magna de 12 de março, enquanto o FC Porto anunciou, no dia seguinte, através do seu sítio oficial na Internet, o recurso ao CJ, classificando a mesma AG como «um dos espetáculos mais deprimentes dos últimos anos no futebol português».

Após estas deliberações, a FPF «vetou» a proposta de alargamento da Liga sem descidas de divisão, por considerar que a mesma coloca em causa «a verdade desportiva».