O defesa sérvio Milos Obradovic rescindiu unilateralmente contrato com a União de Leiria devido a ordenados em atraso, alegando o futebolista ter ficado sem dinheiro para a própria alimentação, anunciou esta quarta-feira o Sindicato dos Jogadores.

A rescisão foi anunciada pelo Sindicado dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), que apoia o atleta no processo de cessação do vínculo.

«Recebemos muitas promessas, mas a verdade é que continua tudo na mesma. A minha situação tornou-se insustentável, fiquei sem dinheiro para comer e tive de mandar a minha mulher e filho de volta para a Sérvia», disse Obradovic, citado pelo SJPF.

Segundo o sérvio, o presidente da SAD, João Bartolomeu, comprometeu-se diversas vezes a resolver o problema, mas a solução não apareceu e a saída foi a rescisão unilateral.

Obradovic dá a entender que a situação desportiva da União de Leiria, que ocupa o 15.º lugar na Liga, se explica também pela pressão a que o plantel está sujeito, com vários jogadores com diversos meses de ordenados em atraso:

«O ambiente não pode ser o melhor, nota-se que existe tensão e é difícil manter a serenidade quando nos deparamos com problemas desta gravidade. Existem casos de jogadores com três e quatro meses em atraso».

O presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, considera o caso de Obradovic «inaceitável», enquadrando-o como «uma atitude negligente» e «autêntico despudor e má-fé» da parte da União de Leiria em relação à «parte mais frágil da relação laboral: o jogador. E consequentemente para a sua família», sublinha.

Evangelista sublinha ainda que as questões relacionadas com o incumprimento salarial deixaram de ser vistas como «um episódio esporádico, conjuntural, para se tornar permanente, estrutural».

Estes casos, frisa, afetam «a estabilidade dos plantéis» e «a credibilidade do futebol português», contribuindo para a «concorrência desleal» e colocando em causa «o respeito integral pela verdade desportiva».

Esta época já rescindiram com a União de Leiria, também devido a ordenados em atraso, os jogadores Maykon e Diego Gaúcho.