As três décadas de presidência de Pinto da Costa no FC Porto «ficam marcados por relevantes sucessos que prestigiam o clube e o Desporto português», disse à Agência Lusa o secretário de Estado do Desporto e da Juventude.

Alexandre Mestre enalteceu o presidente portista, que terça-feira celebra o 30.º aniversário da sua primeira eleição, sublinhando o «percurso marcante, duradouro e indissociável do caminho de um prestigiado clube, com mais de 100 anos de história e um assinalável legado desportivo e social».

Para Alexandre Mestre, a presidência de Pinto da Costa (eleito a 17 de abril de 1982) tem enfoque no futebol, «mas também em múltiplas modalidades, num contexto salutar de ecletismo».

«Esse prestígio foi, gradualmente, ultrapassando as fronteiras do País, tantas e tamanhas foram as conquistas obtidas em competições internacionais», referiu o secretário de Estado na nota enviada à Agência Lusa.

Na mesma, o governante refere que «o património do clube também cresceu muito e bem nas últimas três décadas», destacando ainda que, sob a liderança de Pinto da Costa, foi introduzido o Desporto Adaptado, em 1986.

Para Alexandre Mestre, tratou-se de uma «marca que reflete a evolução do desporto no seu todo e o acompanhamento, por Portugal, dos padrões internacionais de boas práticas a nível de inclusão social».

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.