O plantel da União de Leiria vai parar de treinar e jogar se a situação de incumprimento salarial por parte da SAD não for resolvida dentro de uma semana, anunciou hoje o presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

Os jogadores da União de Leiria têm entre três e quatro meses de salários em atraso e por isso reuniram hoje com Joaquim Evangelista e outros dirigentes sindicais, que vão tentar encontrar uma solução junto da SAD e da Liga até segunda-feira.

«A maioria queria já parar no jogo com o Guimarães», revelou Joaquim Evangelista no final da reunião.

Ficou acordada, contudo, solução intermédia:

«Ter quatro ou três meses de salários em atraso não é aceitável numa competição dita profissional. Apesar disto, [os jogadores] entenderam mandatar o sindicato para encontrar uma solução. Se isso não acontecer, o jogo imediatamente a seguir, com o Feirense, será posto em causa e será tomada uma posição definitiva.»

Para ajudar os atletas que estão em situação mais complicada - alguns têm ordem de despejo ou a eletricidade cortada em casa - o sindicato avançará mil euros «para minimizar alguns problemas».

«Alguns estão com muitas dificuldades. Vamos fazer um esforço para ajudar, mas não sei se vamos conseguir responder a todos os desafios», referiu.

O dirigente sindical notou que, na Liga portuguesa, «há outras situações tão graves ou mais do que esta», dando como exemplo a próxima jornada, que contempla um Vitória de Guimarães - União de Leiria, «dois clubes que estão a viver este problema», o que considera «sintomático».

Evangelista criticou ainda o demissionário presidente da SAD leiriense, João Bartolomeu, lembrando que «os dirigentes sabem exatamente o que assinam no início da época e os compromissos que têm de honrar».

«Os resultados desportivos não servem de desculpa, como fez o presidente do Leiria, que devia ter respeito pelos jogadores e pelo sindicato. Tem de ter tento na língua antes de falar com os jogadores da forma como fala», apontou.

O "capitão" da União de Leiria, Marco Soares, prometeu que, apesar da situação, os jogadores vão «dar as mãos» para «jogar em Guimarães a pensar nos três pontos».

Sem contato com ninguém da SAD desde sexta-feira, quando o plantel decidiu cancelar o treino por «falta de condições psicológicas», o jogador garante que o plantel «está unido».

«A prova disso é que estiveram aqui todos presentes para tentar resolver a situação», salientou, confessando que «o maior prémio» que podiam ter «era salvar a equipa da despromoção».

Na reunião de hoje entre o SJFP e o plantel da União de Leiria estiveram os atletas emprestados pelo Benfica, «que têm a sua situação [salarial] regularizada, mas não deixaram de ser solidários com os demais colegas», concluiu Joaquim Evangelista.