Artur Jorge, treinador do FC Porto no primeiro título de campeão europeu de futebol, afirmou que Pinto da Costa, em 30 anos de presidência, transformou «coisas médias em boas e más em muito boas».

O técnico português, atualmente afastado dos grandes palcos do futebol, disse à agência Lusa que essas três décadas – terça-feira é celebrada a primeira eleição do líder portista – representam “um percurso memorável”.

«Tal como todos os presidentes de clubes, Pinto da Costa tentou fazer o melhor possível e, no FC Porto, conseguiu uma grande melhoria a todos os níveis», disse o técnico que dirigiu a equipa que, em 1987, conquistou em Viena a Taça dos Campeões Europeus.

Segundo Artur Jorge, o FC Porto «sempre foi uma grande equipa, mas devido ao trabalho de Pinto da Costa, tornou-se um clube melhor e cada vez mais forte».

«Basta olharmos um pouco para as taças conquistadas por todas as modalidades desportivas, que demonstram tratar-se de um grande percurso», justificou.

Artur Jorge, que passou em duas ocasiões diferentes pelo “banco” dos “dragões” (84/85 a 86/87 e 89/90 a 90/91), sustentou que Pinto da Costa «é uma pessoa que está sempre por cima de tudo o que se faz no clube, tendo conseguido fazer com que as coisas médias se tornassem boas e as coisas más se tornassem muito boas».

«Nestes 30 anos, foi a grande figura do FC Porto, pois sem ele o clube não tinha conseguido alcançar aquilo que alcançou», argumentou.

O nome de Artur Jorge é indissociável de um dos momentos mais altos do clube, o da sagração de campeão europeu, em 1987:

«É a minha recordação mais importante. É algo que toda a gente recorda com enorme satisfação e que fica na nossa memória.»

«Estou convencido que, não só para mim como também para as pessoas que fazem parte do FC Porto, é a maior vitória do clube», disse o também ex-selecionador nacional (1990/91 e 1997).

Segundo Artur Jorge, a conquista em Viena «foi conseguida graças a todos, mas principalmente ao presidente».

«Sem ele o clube não teria, de certeza, todas as taças que tem nesta altura», frisou à Lusa.

Além da conquista europeia, Artur Jorge foi três vezes campeão nacional com o FC Porto (1984/85, 1985/86 e 1989/90), tendo também vencido uma Taça de Portugal (1990/91), e foi campeão francês, pelo Paris Saint-Germain (1993/94).