Uma gala com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai ser o ponto alto das comemorações do centenário do Olhanense, a decorrer a partir do próximo sábado e durante o próximo ano.

A efeméride, que se celebra oficialmente dia 27 de abril, corresponde a «um marco histórico» no clube, segundo o presidente do emblema, Isidoro Sousa, que quer um «centenário à altura da instituição», que neste momento movimenta mais de 350 atletas em quatro modalidades (futebol, boxe, dança e ginástica).

«Vamos promover várias ações durante esta e a próxima época desportiva, para celebrarmos a data com significado e dando uma imagem da grandeza do clube», disse o dirigente algarvio à Agência Lusa.

No sábado, 21 de abril, decorre a visita à casa onde foi feita a reunião que deu origem à fundação do clube, seguindo-se uma romagem aos cemitérios locais, homenageando as figuras já desaparecidas.

Uma semana depois, dia 28, decorre um jantar/gala, numa unidade hoteleira da cidade, o qual contará com a presença do Presidente da República e do secretário de Estado do Desporto, Alexandre Mestre, entre outros responsáveis locais, regionais e nacionais.

Ainda nesse dia, antes da gala, será reinaugurada, pelo chefe de Estado, conhecido simpatizante e sócio honorário do Olhanense, a sala de troféus do clube, situada no estádio, a qual foi totalmente remodelada.

A edição de um “livro do centenário”, em que estará detalhado todo o passado do clube, e de um DVD, com entrevistas a várias figuras do clube e mostrando de forma diferente a história “rubronegra”, também estão incluídas no lote de iniciativas.

As comemorações do centenário do Olhanense incluem a inauguração de um campo sintético para o futebol juvenil, situado no topo sul do Estádio José Arcanjo, e a abertura de uma loja do clube num centro comercial de Olhão.

Em termos desportivos, além de vários torneios de camadas jovens, na próxima pré-época decorrerá um jogo entre os veteranos do Olhanense e do Tottenham, de Inglaterra, estando ainda em cima da mesa a possibilidade de realização de um Torneio do Centenário, com equipas de nomeada.

O Olhanense, atual nono classificado na Liga, com 29 pontos, cumpre a 18.ª presença no principal escalão do futebol nacional - o melhor resultado foi um quarto lugar, na época 1945/46 -, tendo sido finalista vencido na Taça de Portugal na temporada 1944/45 (derrota diante do Sporting, 0-1).