Mário Figueiredo deixou hoje a entender que na próxima semana deverá haver uma primeira solução para o muito discutido alargamento da Liga a 18 clubes, com a provável marcação de uma Assembleia Geral (AG). 

À margem de uma reunião entre o organismo que preside e Emanuel Medeiros, líder da Associação Europeia de Ligas de Futebol, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) regozija-se por ter surgido uma proposta a defender a 'liguilha', o método inicialmente proposto por si para aumentar o campeonato de 16 para 18 clubes.

«Foi apresentada uma nova proposta por um conjunto de clubes para que a Assembleia Geral da Liga delibere sobre o alargamento, desta feita com base na liguilha que tinha sido a proposta que eu enquanto presidente apresentei. Vai ser convocada nos próximos dias uma AG para discutir e deliberar sobre essa matéria e penso que vai acontecer na próxima semana. Na Assembleia se discutirá o tema, os clubes são soberanos e vamos ver o que decidem», afirmou.

Todavia, Mário Figueiredo voltou a relembrar o papel decisivo que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) poderá ter no desfecho desta controvérsia, em virtude do protocolo existente entre os dois órgãos até 2013. «Veremos como vão decorrer depois as negociações entre a Liga e a Federação Portuguesa de Futebol, porque, em última instância, se vier a ocorrer esse alargamento no âmbito da AG, terá de ser sempre objeto do contrato, vulgo protocolo, entre a Liga e a FPF», sublinhou.

Por fim, o líder da Liga esclareceu que o processo de alargamento da II Liga está a correr dentro do pevisto: «Quanto ao alargamento da II Liga, as questões estão a seguir o seu termo e acredito que a breve prazo estaremos a abrir uma nova época de licenciamento com 22 clubes.»