A reunião do Conselho Leonino (CL) de segunda-feira à noite foi monopolizada pelo caso Paulo Cristóvão, com vários conselheiros a questionarem e criticarem a manutenção em funções do vice-presidente, relegando para segundo plano os pontos da ordem de trabalhos.

Antes de aprovarem a proposta de fusão da Sporting Património e Marketing (SPM) com a SAD, que estará em discussão na terça-feira à noite na Assembleia-Geral, os conselheiros dedicaram mais de duas horas e meia ao ponto prévio que foi introduzido e que tinha a ver com o caso que envolve Paulo Cristóvão.

A reunião começou às 21 horas e já passava das 23h30 quando se entrou na discussão da proposta do Conselho Diretivo de fusão da SPM com a SAD, que foi aprovada, depois de vários esclarecimentos de ordem técnica, sem que qualquer conselheiro se manifestasse contra a mesma.

Presente na reunião, Paulo Cristóvão procurou responder e rebater alguns dos conselheiros, cuja tónica geral das suas intervenções foi no sentido de exigir explicações pelo envolvimento do Sporting num caso que prejudica o bom nome e a imagem do clube.

Em declarações à agência Lusa, um conselheiro presente na reunião revelou que o vice-presidente em causa reafirmou várias vezes a sua inocência e sustentou repetidamente a decisão de se manter em funções com a convicção de que se virá a provar que a razão está do seu lado e de que, estando dentro do clube, tem melhores condições para se defender.

Paulo Pereira Cristóvão, ex-inspetor da PJ, e outras duas pessoas foram constituídos arguidos no âmbito de uma investigação por denúncia caluniosa qualificada.

Na base da investigação está uma denúncia feita pelo Sporting à FPF, na sequência de uma alegada informação anónima segundo a qual alguém na Madeira tinha depositado dois mil euros em dinheiro na conta bancária do árbitro auxiliar José Cardinal, e que levou a federação a apresentar queixa às autoridades.

Segundo uma fonte da investigação, o depósito terá sido feito por uma pessoa que está ligada profissionalmente ao vice-presidente do Sporting Paulo Pereira Cristóvão e terá, alegadamente, atuado para impedir que o árbitro auxiliar fizesse parte da equipa de arbitragem no encontro da Taça entre o Sporting e o Marítimo.

Outros pontos da ordem dos trabalhos, que diziam respeito à contração de um empréstimo bancário e com diversas questões relacionadas com os estatutos e o regulamento eleitoral, nomeadamente a introdução do voto eletrónico em próximas eleições, mereceram o parecer positivo do CL, um órgão consultivo cuja reunião terminou cerca da 01h30.