O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, admitiu hoje que a indefinição quanto ao seu futuro no clube pode estar a atrasar a preparação da próxima época futebolística.

«Eventualmente pode atrasar. Gostaria que em dezembro último a próxima época estivesse já toda planeada, o correto é fazer isso, mas não foi possível e é com esta realidade que temos que lidar, dentro das potencialidades do Vitória», afirmou.

O técnico adiantou que «ainda não está nada decidido» quanto à renovação do contrato e que «ainda não há acordo».

«Está tudo no mesmo pé, sem estar o preto no branco. Falta acertar algumas coisas que não podem ser feitas com pressa. Enquanto não tiver tudo tratado não se pode falar», disse.

Admitiu abordagens, que não convites, de outros clubes - «é natural que haja conversas, isso faz parte do dia-a-dia de uma equipa técnica» - e não descartou vir a treinar no estrangeiro.

«Não descarto esse cenário, porque tenho uma família, mas não estou a pensar nisso», disse.

Sobre o facto do Vitória poder ficar de fora das competições europeias por causa das dívidas do clube, disse ser «prematuro» falar sobre a questão e defendeu que isso não contribuirá para desmotivar a equipa.

«A nossa preocupação é estritamente técnica, jogar, competir, tentar ganhar e obter a melhor classificação possível, essa é a uma questão que nos ultrapassa», disse.

Para hoje estava previsto o pagamento de mais um mês de salários em atraso, mas o treinador revelou que, até ao momento, «não há novidades».

Sobre o jogo com o Gil Vicente, «uma equipa de qualidade, que tem feito um percurso muito positivo», disse estar à espera de dificuldades, mas frisou que a equipa vai à procura do triunfo para se aproximar do quinto lugar.

«O Gil Vicente teve esta quebra depois da final da Taça da Liga, se calhar alguma frustração pelo resultado e isso pode poder ter algum peso, mas não acreditamos em facilidades», reforçou.

O Vitória de Guimarães é sexto classificado, com 42 pontos, enquanto o Gil Vicente ocupa a 11.ª posição, com 28. O jogo começa às 18h00 de sábado, no Estádio Cidade de Barcelos.