O FC Porto pode dar hoje mais um passo em direção ao título de campeão nacional de futebol, se vencer no terreno do Marítimo, em jogo da 28.ª jornada da Liga portuguesa.

Um triunfo no Estádio dos Barreiros, no Funchal, deixa mesmo o Benfica, segundo classificado, obrigado a vencer o Rio Ave no domingo, em Vila do Conde, para evitar que os "dragões" festejam o seu segundo título consecutivo.

Isto acontece porque a equipa de Vítor Pereira leva quatro pontos de avanço sobre os "encarnados" e tem vantagem no confronto direto, quando estão apenas nove pontos em disputa. Mas um tropeção nos Barreiros, pode reanimar o Benfica na luta pelo título, até porque os portistas ainda recebem o Sporting.

Para o Marítimo, que vem de uma derrota pesada com o Benfica, por 4-1, está em causa a perseguição precisamente ao Sporting, quarto classificado, com mais cinco pontos, que apenas joga na segunda-feira, recebendo a Académica.

Também hoje, em Barcelos, o Gil Vicente, que se no 11.º posto e está praticamente a salvo da despromoção, pode assegurar a manutenção se bater o Vitória de Guimarães, tranquilo sexto classificado.

Programa e resultados da 28.ª jornada:
- Sexta-feira, 27 abr:
Sporting de Braga – Olhanense, 1-2.
- Sábado, 28 abr:
Gil Vicente - Vitória de Guimarães, 18:00 (Sport TV).
Marítimo - FC Porto, 20:15 (Sport TV).
- Domingo, 29 abr:
União de Leiria – Feirense, 16:00.
Vitória de Setúbal – Nacional, 16:00.
Beira-Mar - Paços de Ferreira, 16:00.
Rio Ave – Benfica, 19:15 (Sport TV).
- Segunda-feira, 30 abr:
Sporting – Académica, 20:45 (TVI).