O presidente da Liga de futebol, Mário Figueiredo, afirmou este domingo não perceber as razões que levaram 14 jogadores da União de Leiria a faltarem ao jogo com o Feirense, realizado hoje na Marinha Grande, a contar para a 28.ª jornada.

Presente no Estádio da Marinha Grande, Mário Figueiredo garantiu não entender a greve: «Alguém vai ter de me explicar o que ganharam os jogadores da União de Leiria pelo facto de terem faltado ao jogo».

«Não quero atribuir responsabilidades a ninguém, mas talvez tenha sido uma medida menos ponderada da parte dos jogadores. Estava-se a iniciar um ciclo de negociações, ainda faltavam três jogos - este e mais dois - e já havia uma proposta em cima da mesa que resolvia metade do solicitado pelos jogadores. Acho estranho terem abdicado de receber essa quantia em troco de, aparentemente, não terem recebido nada», disse o presidente da Liga, no intervalo da partida.

Mário Figueiredo negou ter estado por trás de qualquer tentativa de aliciamento para que os atletas da União de Leiria alinhassem frente ao Feirense, lembrando que «a decisão dos jogadores foi soberana no sentido de não jogar» e que «não é criticável», pois «estão no direito deles».

Mas acrescentou que nada o impede de tentar fazer com que os futebolistas colaborem e sublinhou que «era bom que estivessem onze jogadores de cada lado em campo».

O presidente da Liga considerou que o facto de a equipa ter começado o jogo de hoje com o Feirense com oito jogadores «mancha um pouco a União de Leiria» e não a Liga, que «não tem qualquer culpa nesta matéria».

«Cheguei à Liga há três meses e é preciso não esquecer que estes jogadores, a União de Leiria e as outras equipas que estão nesta situação foram licenciadas por alguém antes de mim», frisou.

Sobre a preservação da verdade desportiva da competição, Mário Figueiredo garantiu que esta «não está em causa», pois «entrou uma equipa de alguma forma manca para fazer face à outra».

«Mas é o número mínimo de jogadores que os regulamentos preveem. Estão oito jogadores em campo a esforçarem-se para ganharem o jogo», disse o responsável da Liga, a meio da partida, descrevendo os oito atletas da União de Leiria como «uns bravos, que estão a tentar fazer por não perder o jogo, ainda com algumas jogadas de contra-ataque. São profissionais a sério».

O jogo terminou com vitória do Feirense, por 4-0.