O Beira-Mar venceu este domingo em casa o Paços de Ferreira por 2-0 e ficou muito próximo de garantir a manutenção, numa partida da 28.ª jornada da Liga de futebol que acabou com apenas 19 jogadores em campo.

Os aveirenses selaram o triunfo com golos de Artur, de grande penalidade, aos 10 minutos, e Balboa, aos 59, numa tarde em que o árbitro Cosme Machado expulsou três jogadores e ainda o treinador dos forasteiros (Henrique Calisto).

A formação aveirense entrou mais atrevida no ataque e chegou à vantagem aos 10 minutos, na conversão de uma grande penalidade, apontada por Artur, a castigar falta na área de Nuno Santos sobre Serginho.

Na resposta, os "castores" foram controlando a posse de bola, mas mostraram-se incapazes de criar perigo, com o guardião Rui Rego a ter uma partida tranquila durante toda a primeira parte.

Aos 38 minutos, começaram as situações polémicas, envolvendo a arbitragem de Cosme Machado, já que o árbitro bracarense decidiu mostrar cartolina vermelha direta a Vítor. por falta sobre o médio Artur.

O lance originou inúmeros protestos por parte de toda a comitiva dos pacenses, terminado com a expulsão do técnico dos visitantes, que ficou a ver o encontro na bancada.

Já perto do intervalo (45+1 minutos), a contestação ao árbitro aumentou de tom, com o vermelho direto mostrado a Zhang, por agressão a Cohene, sendo a segunda expulsão consecutiva para o avançado chinês, que tinha regressado à equipa após castigo.

Aos 59 minutos, os aveirenses ampliaram a vantagem, com um golo marcado pelo avançado Balboa, que se isolou a passe de Nildo, e após fintar o guardião dos visitantes.

O jogo ficou ainda marcado por mais uma expulsão, com o médio Nildo a ver o segundo cartão amarelo e a abandonar o relvado mais cedo, deixando o Beira-Mar reduzido a nove elementos.

A jogar em superioridade numérica, o Paços de Ferreira mostrou-se mais aguerrido, criando algumas situações de apuro para a defesa da formação de Aveiro, mas o resultado não se alterou até final.

A equipa de Ulisses Morais conquistou três pontos decisivos nas contas pela manutenção, somando agora 29, os mesmos do Paços de Ferreira.