O ex-treinador do FC Porto, Octávio Machado, comentou esta segunda-feira a conquista do 26.º campeonato por parte do clube portista. Na opinião do técnico português, Vítor Pereira deve continuar à frente da equipa e considera que o treinador dos dragões foi contestado injustamente.

«Já assisti a treinadores do Porto a ganhar tudo e já vi treinadores que não ganharam nada e continuaram por isso há coisas que são irracionais e espero que deem oportunidade ao Vítor Pereira de continuar», começou por dizer Octávio Machado à margem do Estoril Open 2012.

«Ouvi alguns comentários na televisão a dizer que o presidente ganhou, ganhou com ele mas podia ter ganho com outro qualquer. É muito triste e lamentável mas o presidente do FC Porto ajudou a isso. O Porto é um clube bem blindado e quando sai cá para fora que o presidente foi ao balneário duas, três, quatro vezes, isso fragiliza, aos olhos dos adeptos, a imagem do treinador. Por outro lado, nunca, em 15 anos de Porto, me lembro de haver tantos jogadores a dizer que queriam ir embora, a meio da época e no final da época, isso revela que alguma coisa não anda bem no FC Porto», comentou Octávio Machado.

Em relação ao SL Benfica, Octávio Machado considerou que o clube da Luz teve de decidir entre a Liga dos Campeões e o campeonato e que isso acabou por ser crucial para o desgaste da equipa de Jorge Jesus.

«Benfica teve de decidir e decisão era entre a Liga dos Campeões e o campeonato nacional. E quando sabemos a importância que o dinheiro tem, e esse é através da Liga dos Campeões, e quando nos encontramos nos quartos-de-final não podemos de maneira nenhuma fazer como fez o Manchester City, Borussia Dortmund ou Manchester United. O dinheiro faz muita falta e o Benfica, até pela capacidade que vinha demonstrando, atirou-se ao campeonato e à Liga dos Campeões e depois gerir o desgaste é tremendo», sentenciou Octávio Machado.