Os cinco futebolistas do FC Porto indiciados de agressões a seguranças no estádio da Luz, em 2009, vão conhecer na quarta-feira a decisão do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de os levar a julgamento ou de arquivamento do processo.

A leitura da decisão instrutória do processo interposto por dois seguranças privados será lida a partir das 14h00, no 5.º Juízo do TIC de Lisboa, no Campus da Justiça, sem a presença de Hulk, Helton, Sapunaru, Christian Rodriguez e Fucile.

Antes do início do debate instrutório, a 29 de março, os jogadores do FC Porto renunciaram ao direito de estarem presentes, com a juíza Cláudia Pina a deferir a dispensa dos jogadores (atualmente, apenas Fucile não atua em Portugal, por empréstimo ao Santos, do Brasil).

A comunicação da decisão do TIC esteve programada para 24 de abril, mas a sessão foi adiada, sem que o tribunal tenha adiantado as razões para o adiamento.

Nas alegações finais, o Ministério Público (MP) manteve a acusação aos jogadores aos brasileiros Hulk e Helton, o romeno Sapunaru e os uruguaios Christian Rodriguez e Fucile.

A defesa dos dois seguranças privados, Sandro Correia e Ricardo Silva, defendeu a alteração dos crimes na forma simples para qualificada, o que modificaria o enquadramento legal.

O advogado Soares da Veiga justificou o requerimento de abertura da instrução com o facto de as imagens captadas por câmaras colocadas no acesso aos balneários do estádio da Luz identificarem «os autores das agressões».

Nuno Brandão, advogado dos jogadores do FC Porto por delegação do mandatário, advogou que as imagens constituem uma prova «inválida» e acusou o MP de «visão parcial».

Os jogadores do FC Porto alegaram que houve um clima de provocação no túnel do estádio da Luz e pediram também a abertura da instrução do processo, cujos factos se reportam a 20 de dezembro de 2009.

No final do jogo da 14.ª jornada da Liga portuguesa de futebol da época de 2009/10 entre o Benfica e o FC Porto, que os benfiquistas venceram por 1-0, registaram-se incidentes no acesso aos balneários.

Os dois seguranças, que reclamam à SAD do FC Porto uma indemnização superior a 45.000 euros, acusam Hulk, Helton, Christian Rodriguez, Sapunaru e Fucile de agressões (murros e pontapés), obrigando um dos "stewards" a receber tratamento hospitalar.