A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) vai reunir-se hoje em Assembleia-Geral Extraordinária, para votar novamente o alargamento do campeonato principal com uma proposta de “liguilha” para subidas e descidas no final da presente época.

Conforme comunicado da LPFP, será discutida, aprovada e deliberada a alteração ao regulamento de competições, de acordo com a proposta enviada, a 30 de março, ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Nas mãos de Fernando Gomes está uma proposta para alargamento da Liga para 18 clubes, que se fará, conforme declarações recentes de Mário Figueiredo, presidente da LPFP, com recurso à disputa de uma “liguilha”, que definirá quem sobe e quem desce, excetuando os dois primeiros classificados da Liga de Honra, que se mantêm promovidos automaticamente.

Na passada sessão extraordinária, a 12 de março, os clubes reprovaram a proposta do próprio Mário Figueiredo, na qual constava um regime transitório de subidas e descidas, que obrigava à realização de um minicampeonato entre os dois últimos classificados do campeonato principal e o terceiro e quarto classificados da Liga de Honra.

Esta convocatória surge por requerimento assinado por 18 clubes (nove de cada divisão profissional), entre os quais não constam Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga, entre outros.

Qualquer decisão sobre o alargamento da Liga terá, posteriormente, de ser submetida à ratificação federativa, conforme o estipulado no protocolo entre as duas entidades para a organização dos campeonatos profissionais.

Na mesma reunião magna, os clubes deverão tomar posição sobre o pagamento de 13 milhões de euros de dívidas fiscais no âmbito do denominado Totonegócio, depois de a LPFP ter manifestado divergências em relação ao acordo da FPF como Governo, que prevê que a federação avance o pagamento e retenha depois as receitas dos jogos sociais que seriam destinadas aos clubes.

A Assembleia Geral Extraordinária terá lugar no auditório da LPFP, no Porto, a partir das 14h30.