A SAD da União de Leiria vai exigir o ressarcimento dos danos causados pela rescisão coletiva de 13 futebolistas, que vão "obrigar" a sociedade anónima a desistir da Liga de futebol, anunciou hoje a SAD em comunicado.

No documento, a SAD confirma a receção das cartas de rescisão unilateral dos contratos de trabalho dos jogadores Luiz Carlos, Edson, Hugo Gomes, Patrick, Manuel Curto, Elvis, Marco Soares, Bruno Moraes, Haas, Ivo Pinto, Ruben Brígido, Robinho e Caca.

«Não obstante as referidas cartas estarem datadas de 27/04/2012, as mesmas foram apenas recebidas pela União de Leiria SAD no passado dia 02/05/2012», refere o comunicado.

Por isso, a SAD considera «injustificada» a ausência dos referidos jogadores aos treinos e, «mais gravosamente» ao jogo da 28ª jornada frente ao Feirense, da 28.ª jornada da Liga, que o clube perdeu por 4-0, depois de apresentar apenas oito jogadores.

«Está, portanto, demonstrada a implicação direta entre o incumprimento dos deveres de trabalhador e os gravíssimos prejuízos desportivos e financeiros, os quais se irão agravar com a manutenção da rescisão por parte dos atletas supracitados», acrescenta a SAD.

Para a SAD leiriense, defrontar o Feirense com apenas oito jogadores potenciou «de forma irreversível, a previsível descida de divisão» da União de Leiria, «sendo certo que a irá obrigar a desistir da Liga, com todas as consequências daí decorrentes».

No comunicado, a SAD salienta que vai «exigir o ressarcimento de todos os danos e prejuízos resultantes desta situação», que serão «superiores aos créditos de que os atletas são titulares e serão requeridos através da competente ação judicial».

Os jogadores John Ogu, Keita e Abdullah Alhafith também rescindiram contrato juntamente com os restantes colegas, mas voltaram atrás na decisão e já integram a equipa.

O presidente demissionário da SAD da União de Leiria, João Bartolomeu, tinha feito um “ultimato” para que os jogadores voltassem atrás na sua decisão de rescindir até às 19h00 de hoje, altura em que a direção deverá reunir em Fátima.