A Académica venceu este sábado o Vitória de Setúbal por 1-0, em Coimbra, em encontro da 29.ª jornada da Liga de futebol, e colocou-se fora da zona de despromoção por troca com o Feirense, a uma ronda do fim.

Um golo do internacional luso Edinho, na primeira parte, selou o primeiro triunfo da "Briosa" na segunda volta do campeonato.

Os “estudantes”, que não ganhavam há 16 jogos, dependem apenas de si para assegurar a permanência no escalão principal do futebol nacional.

Na última jornada, os "estudantes" deslocam-se à cidade berço, para defrontar o Vitória Guimarães, num jogo em que basta o empate para a equipa orientada por Pedro Emanuel garantir a manutenção, enquanto o Feirense, a dois pontos, joga em Barcelos.

Frente ao Setúbal, a Académica começou o jogo algo nervosa, mas com o passar dos minutos foi-se impondo e conseguiu chegar ao golo aos 41 minutos, por Edinho, que já tinha desperdiçado duas boas ocasiões.

Aos 19 minutos, o avançado da "Briosa" surgiu isolado na área e rematou rasteiro, mas permitiu a defesa a Diego.

Cinco minutos depois, na sequência de um canto, o mesmo jogador não conseguiu emendar junto ao poste um cabeceamento de Abdoulaye.

O avançado da Académica acabou por inaugurar o marcador aos 41 minutos, num bom cabeceamento, após canto batido por Adrien, fazendo o primeiro golo dos "estudantes" em 2012 e quebrando assim um "jejum" de quase cinco meses.

Na segunda parte, a Académica entrou com mais agressividade e intensidade no seu futebol e voltou a dispor de algumas boas ocasiões para dilatar o resultado, enquanto o Setúbal só na parte final fez pressão para chegar à igualdade, mas sem perigo.

João Real, aos 63 minutos, e Marinho, aos 69, tiveram oportunidade de fazer o segundo golo dos "estudantes", mas, em ambas as situações, a bola passou por cima da trave de Diego.

Aos 74 minutos, Diogo Valente, isolado, teve o golo nos pés, após um passe de Diogo Valente, mas permitiu a defesa do guarda-redes setubalense.

Nos últimos minutos, a equipa de José Mota subiu no terreno e tentou chegar ao empate através de lançamentos longos para a área, mas sem resultado.