O Marítimo garantiu este sábado o quinto lugar na Liga portuguesa de futebol e o consequente apuramento para a Liga Europa, depois de ter empatado sem golos no terreno do Olhanense, em jogo da 29.ª jornada.

Os madeirenses acabaram por festejar aquilo que mais queriam, tendo feito um jogo prático, defendendo o empate que lhes garantia a posição europeia, ante um Olhanense mais forte no primeiro tempo.

O Olhanense também assegurou o oitavo lugar final na Liga, mas acaba o campeonato com uma série de sete jogos sem ganhar em casa: a última vitória data de 15 de janeiro (2-1 ao Beira-Mar), em jogo da 15.ª ronda.

O Olhanense praticamente dominou toda a primeira parte, superiorizando-se a meio-campo, onde o trio composto por Fernando Alexandre, Cauê e Rui Duarte assegurava o controlo da bola.

Face a um Marítimo amorfo, os algarvios canalizaram a maior parte das suas jogadas pela direita, onde Salvador Agra se exibia em excelente plano, colocando muitas dificuldades a Ruben Ferreira.

O extremo internacional sub-21, já transferido para o Bétis de Sevilha (Espanha), ofereceu por duas vezes o golo, mas Dady (sete minutos) e Rui Duarte (11) desperdiçaram.

No único ataque perigoso do Marítimo, aos 14 minutos, Fabiano Freitas evitou o golo de Heldon, mas o Olhanense continuou dominador, com Rui Duarte a alvejar o poste de Salin (28).

A primeira parte terminou com um ritmo já mais morno e, no segundo tempo, o panorama manteve-se, com as duas equipas a trocarem a bola a meio-campo, sem capacidade para criar perigo.

Nos únicos lances de maior emoção, Cauê desviou fraco para as mãos do guarda-redes do Marítimo, aos 60 minutos, e Roberto Sousa atirou, de livre direto, à figura de Fabiano Freitas (80)

O Marítimo limitou-se a esperar até final do jogo, acabando por sair contente por ter assegurado a qualificação para as competições europeias.v