Académica e Feirense tentam, no sábado, na última jornada da Liga de futebol, a fuga à descida de divisão, faltando saber quem se junta à União de Leiria, num cenário em que os “estudantes” partem em vantagem.

Com a Académica em 14.º lugar (26 pontos) e o Feirense em 15.º (24), basta à equipa de Coimbra um empate em Guimarães, já que os de Santa Maria da Feira têm desvantagem no confronto direto em caso de igualdade pontual. A Académica venceu em Coimbra por 4-0 na primeira volta, tendo empatado 1-1 na segunda.

A tarefa será difícil para os dois conjuntos: a equipa de Coimbra – que esteve 16 jornadas sem vencer e apenas voltou a ganhar na última - visita o Vitória de Guimarães, sexto classificado, enquanto o Feirense. que está com a segunda pior série sem vencer (13 jogos) na Liga, vai a Barcelos com a obrigatoriedade de vencer o Gil Vicente e esperar sempre uma derrota da Académica.

Para o Feirense, se a despromoção se verificar, será o regresso uma época depois à Liga de Honra, enquanto, se for a Académica, isso aconteceria 10 anos depois da sua última presença no escalão secundário, em 2001/02.

Uma situação em suspenso é a possibilidade, aprovada pela Liga e que aguarda ratificação da Federação, de vir a disputar-se uma liguilha com os terceiro e quarto da Honra, numa hipótese de alargamento do campeonato a 18 clubes.

No restante, a última jornada da Liga tem quase tudo de importante definido, com exceção a alguns lugares no meio da tabela, e com as posições entre os primeiro e oitavo lugares completamente encontradas.

O campeão FC Porto fecha a época com uma visita ao Rio Ave e o vice-campeão Benfica viaja até ao Bonfim, onde defrontará o Vitória de Setúbal.

Com o terceiro lugar seguro, de acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões - ou mesmo "play-off", caso o Chelsea se sagre campeão europeu -, o Sporting de Braga visita o Sporting, também com a quarta posição definida, num jogo para cumprir calendário.

O Marítimo, no quinto lugar e com acesso à Liga Europa, receberá nos Barreiros o Paços de Ferreira, enquanto o Vitória Guimarães também poderá ir à segunda prova da UEFA, como sexto, mas apenas se o Sporting vencer a Académica na final da Taça de Portugal.

sábado, 12 mai:
Gil Vicente – Feirense, 18:30 (Sport TV4).
União Leiria – Nacional, 18:30.
Vitória Setúbal – Benfica, 18:30 (Sport TV2).
Vitória Guimarães – Académica, 18:30 (Sport TV3).
Rio Ave - FC Porto, 18:30 (Sport TV1).
Marítimo – Paços de Ferreira, 18:30.
Beira-Mar – Olhanense, 18:30.
Sporting – Sporting de Braga, 21:15 (TVI).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.