O Vitória de Guimarães não participará na próxima época nas competições europeias de futebol por não ter cumprido os requisitos financeiros da UEFA, tendo prescindido de recorrer do "chumbo" ao licenciamento, revelou hoje fonte do clube.
Se o Sporting vencer a Académica na final da Taça de Portugal, a 20 de maio, o Vitória de Guimarães, dado o sexto lugar na tabela classificativa em que vai terminar a Liga, apurar-se-ia para a pré-eliminatória da Liga Europa.
Contudo, a atravessar uma grave crise financeira, o clube não cumpriu os requisitos necessários de licenciamento para as competições europeias por causa das dívidas ao fisco, à segurança social e a jogadores - e ainda com transferências por pagar, como a de Soudani, que motivou mesmo uma queixa à FIFA do antigo clube do avançado argelino, o ASO Chlef.
O órgão de gestão de licenciamento da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deu parecer negativo a esse licenciamento e, apesar de o clube poder recorrer da decisão para o Conselho de Justiça da FPF, não o fez, porque «não ia conseguir reunir os pressupostos exigidos», explicou à agência Lusa o vice-presidente vitoriano Luís Cirilo.
Se, até há cerca de duas semanas, ainda havia esperança numa solução que permitisse a participação do clube na Liga Europa na próxima época (dependendo sempre da conquista pelo Sporting da Taça de Portugal), agora o clube «só está à espera do `preto no branco' da UEFA».
«Mas, em bom rigor, nem estamos preocupados com isso. Temos que ter os pés no chão e, neste momento, as prioridades são outras, como tratar de garantir a inscrição na Liga para a próxima temporada», afirmou o dirigente.
A direção liderada por Júlio Mendes está a reunir as certidões de não dívida aos jogadores para entregar na Liga de clubes, mas o processo ainda não está concluído.
Caso o Sporting vença a Taça de Portugal, e com o Vitória fora da corrida, será o sétimo classificado da Liga, o Nacional, o clube a poder participar naquela competição europeia.