O médio brasileiro Uillian, reforço do Paços de Ferreira para 2012/2013, disse hoje estar bem impressionado com os futuros companheiros e prometeu trabalhar muito para conquistar um lugar a titular na próxima edição da Liga portuguesa e futebol.

O ex-jogador do Santa Cruz, clube do campeonato Gaúcho, juntou-se aos futuros colegas na Mata Real a 24 de abril, após prospeção de Manuel Sousa, responsável pelo departamento de observação do clube, e, na véspera de regressar ao Brasil, disse à agência Lusa que se tratou de «uma experiência muito boa».

«É melhor vir antes para me adaptar e conhecer os companheiros, o que me vai ajudar bastante na próxima época», afirmou, garantindo ter dado para perceber que «o futebol aqui [em Portugal] é mais rápido, é muito diferente do Brasil».

Uillian, de 22 anos, disse ter encontrado na Mata Real «um grupo muito bom» e «jogadores com muita qualidade», mas promete «trabalhar muito no dia-a-dia para conquistar um espaço na equipa».

«A minha posição, aquela que mais gosto, é a oito, mas já joguei como 10 e a seis. Aliás, aqui no Paços fiz a maioria dos treinos a seis», explicou Uillian, «muito satisfeito» por poder cumprir o sonho de jogar na Europa.

O médio brasileiro, com contrato válido para as próximas três temporadas, define-se como um jogador com «bom passe, visão de jogo e marcação», características que revê nos espanhóis Xavi, Busquets, Fàbregas e Xavi Alonso, mas também no britânico Paul Scholes.

«De mim, podem esperar muita vontade, raça e concentração nos jogos. Espero ajudar e fazer uma bela temporada», disse Uillian, admitindo «nunca ter entrado [na Internet] para ver algo» do clube, apesar de já ter ouvido falar «muito bem» do Paços.

Profissional no Atlético Paranaense aos 15 anos, Uillian espera conseguir repetir o trajeto de outros colegas no Paços de Ferreira, um clube que «tem funcionado de trampolim para muitos jogadores», pois «há sempre muitos ‘olheiros' atentos ao bom trabalho que se faz no clube».

Uillian viaja na sexta-feira para o Brasil e regressa a Portugal no final de junho.