Tonel esteve cinco anos no Sporting, fez dupla de centrais com Anderson Polga e tem praticamente a mesma idade que o seu ex-colega. É por isso um jogador que conhece bem o clube de Alvalade, assim como o defesa brasileiro.

Num momento em que se discute a renovação de contrato com Anderson Polga, Tonel, agora jogador do Dínamo de Zagreb, em declarações ao SAPO Desporto, defende que o brasileiro foi o defesa central mais regular dos leões esta temporada.

«A temporada dele foi boa. As pessoas estavam com algumas reticências quanto ao seu rendimento, mas a verdade é que ele foi o central mais estável do Sporting e aquele que acabou por fazer mais jogos».

O jogador português não quis tomar partido sobre se o Sporting deve ou não continuar com Anderson Polga, contudo não se coíbe de referir que o brasileiro é importante para o balneário dos leões e um jogador que sabe o que é «a mística do clube».

«Ele tem um passado rico no clube, tem bastante anos de casa e é um jogador importante no balneário, tem a mística no clube», atirou.

Aos 33 anos, a continuidade de Polga é uma incógnita. Há dias, o seu empresário, Gilmar Veloz, adiantou ao SAPO Desporto não ter existido, até então, qualquer abordagem do clube de Alvalade para a renovação de contrato.

Claro é que o jogador se sente bem em Portugal e dá preferência ao Sporting para prosseguir a sua carreira. Falta saber a vontade do treinador Ricardo Sá Pinto e dos dirigentes leoninos.