A derradeira jornada, já com campeão, FC Porto, e lugares europeus definidos, servirá para saber qual a equipa, Académica ou Feirense, que se junta à União de Leiria na descida de divisão.
À Académica, 14.ª com 26 pontos, basta um empate em Guimarães para assegurar a permanência, já que o Feirense tem desvantagem no confronto direto em caso de igualdade: perdeu em Coimbra 4-0 e empatou em Santa Maria da Feira (1-1).
Assim, o Feirense só inverterá posições e garantirá a manutenção em caso de vitória em Barcelos, com o Gil Vicente, conjugada com uma derrota da Académica no terreno do Vitória de Guimarães, em jogos com início marcado para as 18:30.
O campeão FC Porto termina a época com uma visita ao Rio Ave e o vice-campeão Benfica viaja até ao Bonfim, onde defrontará o Vitória de Setúbal.
Com o terceiro lugar garantido, de acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões - ou mesmo "play-off", caso o Chelsea se sagre campeão europeu -, o Sporting de Braga visita o Sporting, também com o quarto lugar assegurado.
- Hoje, 12 mai:
Gil Vicente – Feirense, 18:30 (Sport TV4).
União Leiria – Nacional, 18:30.
Vitória Setúbal – Benfica, 18:30 (Sport TV2).
Vitória Guimarães – Académica, 18:30 (Sport TV3).
Rio Ave - FC Porto, 18:30 (Sport TV1).
Marítimo – Paços de Ferreira, 18:30.
Beira-Mar – Olhanense, 18:30.
Sporting – Sporting de Braga, 21:15 (TVI).