A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) garantiu hoje que os patrocínios das competições profissionais não estão a abandonar o organismo e que as recentes notícias fazem parte de uma campanha contra a atual direção.

«Os patrocinadores não estão a sair, os contratos não terminaram e estão firmes até 2014. É uma campanha contra a atual direção da Liga, que tomou posse há três meses», diz a Liga numa nota enviada à agência Lusa, depois de ter sido noticiado que a Orangina deixaria o patrocínio da Liga por alegadamente não ter alcançado o retorno desejado e por estar descontente com o desprestígio do futebol.

Na mesma nota, o organismo refere que «há pessoas que estiveram na Liga, de passagem, e que agora estão na FPF (Federação Portuguesa de Futebol) muito apostadas em enfraquecer a Liga», que mantém um contrato de patrocínio com a Zon e com a Centralcer.

«Essas pessoas não podem amplificar e permitir que sejam difundidas informações, não verdadeiras, de que os patrocinadores da Liga estão a sair das competições devido ao mau nome do futebol», diz a Liga.

O organismo refere ainda que «herdou a situação dos salários em atraso e a não centralização dos direitos televisivos na Liga» e considera que a ideia de enfraquecimento da Liga até pode ser «uma tentativa de captação de patrocinadores, com quem a Liga já mantinha contactos, para as competições da FPF».

Na nota, o organismo considera que a «má imagem existiu na época em que Hermínio Loureiro chegou à [presidência da] Liga quando as acusações de corrupção no futebol eram lidas, ouvidas e vistas em todos os meios de comunicação social».

A LPFP diz ainda que «preocupante é o atropelo que algumas marcas fazem umas às outras» e que, nesse âmbito, apela a que quem comanda as marcas «imponha códigos de conduta concorrencial na ativação das mesmas, evitando atropelos e sobreposições das mesmas, em alguns momentos em estádios de futebol».

No final o organismo deixa um apelo à FPF para que «demonstre que deseja uma Liga forte, como existe noutros países».